• Carregando...

Após assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (11), cerca de quatro mil trabalhadores da fábrica e da área administrativa da Volvo em Curitiba decidiram manter a greve que começou última sexta-feira (8). A paralisação começou depois que os funcionários do primeiro turno da fábrica recusaram, em assembleia, a proposta da companhia que previa a redução de 50% do PLR e reajuste sem ganho real em troca da manutenção de empregos na unidade.

Em crise, montadoras fecham vagas de trabalho

Números de veículos comercializados e produzidos no país entre janeiro a abril voltaram aos patamares de 2007

Leia a matéria completa

Na quinta-feira (7), a Volvo anunciou o fechamento do segundo turno da fábrica de caminhões em consequência da baixa demanda no setor. A medida gerou um excedente de 600 funcionários e, para tentar evitar demissões, a empresa propôs a antecipação da negociação salarial da categoria, cuja data-base ocorre em setembro.

Pela proposta, a multinacional sueca se compromete a não realizar demissões até o fim do ano, em troca de um reajuste que recomponha somente a e um PLR de R$ 15 mil, metade do concedido no ano passado.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), a opção pela greve se deu porque os trabalhadores entenderam que empresa não cumpriu um acordo de construir junto com o sindicato uma solução para o excedente de pessoal. O objetivo do SMC é negociar com companhia formas de evitar demissões, porém, sem abrir mão de direitos conquistados pelos trabalhadores. O argumento da entidade é de que a data base da categoria é apenas em setembro, ou seja, ainda há bastante tempo para negociar.

Segundo a Volvo, o sindicato não está colocando em votação a proposta feita pela empresa para evitar a demissão de 600 trabalhadores. A companhia ressalta que esta é uma greve do sindicato e não dos trabalhadores da companhia.

Reunião

Uma reunião entre representantes da Volvo, do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) está marcada para esta segunda-feira (11), às 16h30 horas. O objetivo é avançar na negociação e chegar a um acordo. Segundo o sindicato, uma nova assembleia dos trabalhadores está prevista para terça-feira (12), às 7 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]