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Fazia tempo que o litro de leite não estava tão barato. Nos supermercados, o preço do produto longa vida caiu quase 5% nos últimos doze meses, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. O que fez o preço do leite cair foi o aumento na oferta. Até o início do ano, os produtores recebiam R$ 0,20 a mais em cada litro vendido.

De olho nas exportações, eles investiram em tecnologia e aumentaram a produção em 20%. Mas as vendas para fora do país não aconteceram e sobrou leite no mercado.

"Esta grande oferta e a diminuição na demanda fez com que existisse muito leite e fez com que o leite realmente baixasse. E também lá no consumidor pode ser observado tudo isso, ou seja, o preço lá na gôndola de cerca de R$ 2 caiu para R$ 1,38", diz o agrônomo Milton Racho.

A temporada de bons preços, no entanto, está para terminar. Resultado da pressão dos produtores e da indústria, que querem aumento de mais de 10%. Os donos de supermercados já prevêem a reação dos consumidores. "O cliente, o povo, ele não aceita aumento, então ele pára de beber leite uma semana, pronto, o leite cai de novo o preço", explica o diretor da Associação Gaúcha de Supermercados, Antônio Ortiz Ronacho.

A queda nos preços influencia hábitos. Famílias que antes utilizavam o produto na alimentação das crianças, já têm um pequeno estoque também para os pais. Puro, com chocolate ou frutas, o leite substituiu os refrigerantes nas refeições. "A gente começou a introduzir, fazer batidas, doces que a gente não fazia antes, porque o preço era muito elevado", diz o empresário Marcos Faccioni.

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