• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

A queda de 0,9% nas vendas do varejo em agosto ante julho foi a maior para o mês desde 2000, informou nesta quarta-feira (14) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Naquele ano, o recuo nas vendas no oitavo mês foi de 1% em relação a julho.

Já na comparação com agosto do ano passado, a redução de 6,9% nas vendas foi a pior para o mês de toda a série da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), iniciada em 2000 e com dados a partir de 2001 para este confronto.

INFOGRÁFICO: Veja o desempenho do comércio no acumulado de agosto de 2015

No varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, o recuo de 2% nas vendas em agosto ante julho foi o mais intenso para o mês desde 2008, quando também houve retração de 2%. Esses dois resultados, por sua vez, são os piores da série, iniciada em 2003.

Já no confronto com agosto de 2014, a queda de 9,6% nas vendas do varejo ampliado foi a maior da série, que tem dados desde 2004 nesta base de comparação.

Setores

A queda de 0,9% nas vendas do varejo em agosto ante julho foi acompanhada por seis dos oito setores investigados pelo IBGE. O segmento de móveis e eletrodomésticos marcou um dos piores resultados do período, com recuo de 2,0% nas vendas.

O setor de combustíveis e lubrificantes, por sua vez, registrou retração de 1,3% no volume de vendas em agosto ante julho. Também tiveram quedas os setores de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%), tecidos, vestuário e calçados (-1,7%), livros, jornais, revistas e papelaria (-2,6%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,2%).

As únicas altas nas vendas na passagem de julho para agosto vieram de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,6%) e de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,0%).

Quando considerado o varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, a queda de 2,0% em agosto ante julho teve como destaque a retração de 5,2% nas vendas de veículos no período. O setor de material de construção, por sua vez, registrou perda de 2,3% nesta base de comparação.

Paraná

No Paraná, a retração do comércio foi um pouco menor do que a nacional, com recuo de 5,7% na comparação com agosto do ano passado. No ano, o setor registra uma queda de 0,9%. O segmento com maior recuo em agosto foi o de livros, jornais, revistas e papelaria (-22,7%, na comparação com agosto do ano passado), seguido pelo de móveis (-21,3%) e pelo de equipamentos e materiais para escritório (-18,9%). O único setor com crescimento na comparação anual é o do artigos farmacêuticos, médicos, de perfumaria e cosméticos, com alta de 1,2% em agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]