• Carregando...

Será que os funcionários estão trazendo resultados conforme o esperado? As metas foram alcançadas? Qual funcionário está mais apto a ser promovido? Será que a empresa está satisfazendo as necessidades de seus funcionários? Todos gostam de trabalhar nela?

São muitos os questionamentos que podem surgir nas empresas, e as avaliações internas servem para respondê-los de forma mais precisa e sem achismos, pois são baseadas em critérios. Ao serem realizadas periodicamente, é possível criar históricos que servem para comparar se houve evolução e melhora de alguns aspectos internos, como infraestrutura, satisfação dos funcionários, potencialidades do público interno e inventário de potencial – que pode ser mensurado por meio de serviços como o Assessment.

Este último item, inventário de potencial, é muito interessante para ser aplicado por qualquer empresa. Funciona, basicamente, como uma ferramenta para encontrar e identificar futuros líderes e é baseado no potencial dos funcionários da empresa. Por vezes, pode ser difícil distinguir o desempenho atual do profissional e prever até que ponto essa pessoa pode se desenvolver – mesmo porque nem sempre o melhor vendedor será o melhor gerente de vendas, por exemplo. Essa ferramenta usa indicadores que permite às empresas aproveitarem e valorizarem o verdadeiro potencial do colaborador, evitando equívocos.

Um leitor me encaminhou um e-mail, comentando que esse serviço foi aplicado na empresa em que ele trabalha. Confira-o abaixo.

"Querido Bernt, Sempre leio a sua coluna e decidi colaborar pedindo que escreva sobre um tema que pode mudar drasticamente a carreira de um profissional: a avaliação de potencial.

Já tinha ouvido falar sobre isso há alguns anos, mas não conhecia a fundo sua verdadeira aplicação até que a empresa em que trabalho a aplicou em nós funcionários. Foi-nos explicado que participaríamos de uma avaliação interna para verificar possíveis mudanças na empresa.

Na época, eu estava havia dois anos no mesmo cargo, um tanto insatisfeito com o meu salário e minhas condições profissionais. Desde jovem, eu estudei muito, busquei me especializar e enriquecer meu currículo com as melhores experiências possíveis, e sabia que poderia encontrar um emprego que me valorizasse mais. Inclusive estava procurando novas oportunidades em outras empresas, mesmo gostando do clima organizacional e das pessoas que trabalhavam comigo.

No entanto, participei desse teste e algum tempo depois fui chamado para conversar com meu diretor. Ele me explicou que na avaliação foram analisadas potencialidades para liderança e que eu tinha me destacado. Falou que gostaria muito de me promover a uma posição estratégica e que eu traria muitos benefícios para a área, mas que isso só seria possível dali um ano, devido às então condições da empresa.

Fiquei contente com o resultado e hoje, um ano após a avaliação, me sinto realizado trabalhando como gestor, sabendo que estou sendo valorizado e que meu potencial foi avaliado pelos meus superiores. Espero que outras empresas adotem esta prática, que é muito justa, para que mais pessoas possam ter uma oportunidade como eu tive."

Realmente, o ideal seria que as empresas se conscientizassem da importância das avaliações internas como um todo, não só as de potencial. Diversos aspectos internos podem ser melhorados a partir delas, trazendo benefícios tanto para as organizações quanto para seus funcionários.

Não deixe de ler o artigo de terça-feira para saber mais sobre esse assunto. Até lá!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]