• Carregando...

A Receita Federal apreendeu cerca de 160 mil pares de tênis importados de grandes marcas. A operação, chamada "Metamorfose", foi feita pela Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho e pela Alfândega do Porto de Itaguaí (RJ). Até esta segunda-feira, foram identificados oito contêineres. Os fiscais continuam trabalhando na operação, o que pode resultar em novas apreensões.

A Receita identificou uma quadrilha que fraudava a documentação para liberar a carga. Empresas que operam no comércio exterior, assim como escritórios de despacho aduaneiro, registravam a importação como sendo guarda-chuvas, quando, na realidade, constatou-se que os contêineres estavam abarrotados de tênis procedentes da Ásia.

A quadrilha, que falsificava a declaração do conteúdo, burlava, assim, os controles administrativos na importação. O grupo poderá ser enquadrado por sonegação fiscal, contrabando e descaminho. A Receita suspeita de falsificação dos tênis apreendidos, cuja autenticidade será verificada por meio de amostras já retiradas.

Leia mais O Globo Online

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]