A Receita Federal vai divulgar na próxima segunda-feira (4) o balanço final das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física de 2009 entregues até esta quinta-feira (30).
A divulgação está agendada para as 11h e será feita pelo supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir. Nesta quinta-feira, a Receita Federal do Brasil (RFB) já havia divulgado que a expectativa das 25 milhões de declarações foi atingida cinco horas antes da meia-noite.
O último boletim da Receita, divulgado às 19h de ontem, informava que 25.010.361 contribuintes apresentaram a declaração de ajuste. O número é 2,9% maior que o do ano anterior, quando 24,3 milhões de contribuintes declararam.
Os números comprovam que quem estava obrigado a declarar aceitou o conselho da Receita e correu para cumprir com a exigência dentro do prazo. Quem ficou fora do prazo vai pagar uma multa de pelo menos R$ 165,74 ou de até 20% do imposto devido.
Durante o prazo da apresentação do IR, a Receita divulgou vários alertas de que era preferível fazer logo as declarações, mesmo que sujeitas a eventuais retificações por erro, pois não seria cobrada multa por declaração retificadora.
Decisões de Dino sobre incêndios escalam ativismo judicial e desarmonia entre poderes
Enquanto Moraes dobra a aposta, União Europeia se livra de censor que ameaçou Musk
X diz que volta é “temporária” e que plataforma deve ficar inacessível novamente em breve no Brasil
A truculência sai vitoriosa na universidade
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião