Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...

A Receita Federal alerta os empresários para um golpe envolvendo a venda de suposta publicação em nome do órgão.

Segundo a Receita, o empresário recebe ligação de uma pessoa oferecendo a assinatura de uma suposta “revista dos auditores”, dando a entender que, sem a colaboração, ele ficará sujeito a uma fiscalização da Receita.

Os golpistas usam o nome de um auditor fiscal e o endereço de uma unidade da Receita. O nome do auditor e o endereço são verdadeiros, mas usados indevidamente, pois o auditor fiscal e a Receita não têm nenhuma relação com o telefonema.

Receita Federal firma convênio para simplificar abertura e baixa de CNPJ

As solicitações de inscrição, alteração e baixa das empresas poderão ser analisadas e deferidas diretamente pelo cartório sem a necessidade de atendimento na Receita Federal

Leia a matéria completa

A Receita informa que não oferece assinaturas de publicações e não contata contribuintes para vender produtos ou ameaçá-los. “Nenhuma empresa ou pessoa física vai ser ou deixar de ser fiscalizada por ter feito ou não assinatura ou anúncio em qualquer revista ou doação a quem quer que seja”, diz o órgão.

Crimes

As pessoas que prometem tal “serviço” ou “proteção” são criminosas e devem ser denunciadas para a polícia, esclarece a Receita. Se usarem identificação falsa – fazendo-se passar por servidores – poderão responder, além do crime de estelionato, por falsidade ideológica, tendo de responder, ainda, pelos danos causados à imagem da instituição e do próprio servidor indevidamente envolvido.

Os contribuintes que forem vítimas desse golpe podem entrar em contato com alguma unidade da Receita, pessoalmente ou através dos telefones que podem ser obtidos no site da Receita na internet.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]