• Carregando...

Os contribuintes que caíram na malha fina da Receita Federal neste ano (1,32 milhão no país poderão regularizar suas pendências com o fisco retificando as declarações do IR - caso ainda não tenham tomado essa providência até agora.

A malha fina é a checagem eletrônica das informações prestadas pelos contribuintes. Ao fazer isso, o fisco confronta as informações contidas nas declarações com aquelas armazenadas nos seus computadores -são os dados recebidos de empresas, de clínicas médicas, de hospitais, de imobiliárias etc.

Quando esses dados não coincidem, a declaração fica retida para uma verificação mais detalhada.

Na maioria dos casos, não é complicado escapar da malha fina -a Receita define esse processo como autorregularização, ou seja, o contribuinte corrige os dados antes de ser notificado pela Receita.

Se a declaração tiver informações incorretas ou incompletas, o contribuinte deve providenciar a retificação, enviando uma retificadora. Basta abrir a declaração já entregue e corrigir os eventuais erros. Nesse caso, é preciso informar duas coisas: que a declaração é retificadora e indicar o número do recibo de entrega da que já foi enviada neste ano. Mas é preciso atentar para um detalhe: não é possível retificar a declaração após ser notificado pela Receita. Portanto, quanto antes o contribuinte providenciar a correção, melhor para ele.

Problemas Comuns

Costumam ficar retidas as declarações que têm divergências de dados. A mais comum é a omissão de rendimentos, ou seja, o contribuinte deixa de declarar alguma fonte de renda (dele ou de dependentes), como um segundo emprego, aluguel, aposentadoria etc.

O segundo problema mais comum é a divergência em valores referentes a abatimentos, principalmente despesas médicas -caso em que o contribuinte costuma lançar um valor maior do que o indicado no recibo. Quando os dados são confrontados, a declaração fica retida.Ao permitir que o contribuinte regularize sua situação, a Receita visa evitar que ele tenha de ir a uma unidade do órgão. Ou seja, ganham o contribuinte e o fisco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]