Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Agilidade

Receita lança novos serviços no Dia do Respeito ao Contribuinte

Medida deve beneficiar diretamente mais de 60 mil contribuintes por mês, que poderão solicitar serviços pela internet

A Receita Federal lançou nesta sexta-feira (25), Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, três novos serviços para dar mais transparência e tornar mais ágil o atendimento a pessoas físicas e empresas. Segundo o subsecretário de Arrecadação e Atendimento do Fisco, Roberto Occaso, a partir de agora, os contribuintes que precisarem parcelar o pagamento de contribuições previdenciárias poderão fazer essa solicitação pela internet. Anteriormente, isso só poderia ser feito pessoalmente.

"Essa medida vai melhorar o atendimento nas unidades da Receita. Mais de 60 mil contribuintes iam às agências todo mês para pedir o parcelamento", disse Occaso. Outra novidade é o processamento eletrônicos dos pedidos de ressarcimento de PIS/Cofins e do programa Reintegra (de devolução de créditos tributários aos exportadores). Segundo Occaso, o processamento e o pagamento dos valores aos contribuintes ficará mais rápido.

Até agora, os pedidos de ressarcimento eram analisados por meio de procedimento administrativo, o que levava mais tempo e atrasava o pagamento aos contribuintes. No caso dos créditos de PIS/Cofins, por exemplo, essa demora podia ser de até três anos. Com a novidade, a Receita estima que tanto esses valores quanto os créditos do Reintegra serão pagos em até 60 dias.

Occaso informou ainda que a Receita vai abrir sua aduana para a visitação pública. A cada ano, nos dias 26 de janeiro e 4 de julho, um grupo de contribuintes poderá conhecer como funciona a área aduaneira e saber mais sobre o trabalho de combate à sonegação e à pirataria."É interessante que a sociedade conheça a aduana. Assim, ela passa a ter a percepção de que o nosso território é protegido contra a entrada de armas e drogas e contra a entrada de mercadorias contrabandeadas", explicou o subsecretário.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.