• Carregando...

A Receita Federal vai acabar com o cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF) a partir do segundo semestre. O novo sistema, que implantará definitivamente o CPF on-line, está previsto para entrar em vigor em agosto. Com ele, o contribuinte continuará indo à Caixa Econômica Federal, ao Banco do Brasil ou aos Correios para fazer o CPF, mas já sairá da agência com o número do cadastro e um comprovante. Atualmente, ele só recebe o cartão com o número em sete dias úteis. Quem quiser ter o CPF em papel poderá imprimi-lo no site da Receita.

"Hoje é muito difícil alguém ter de mostrar o cartão de CPF. Você já tem o número em outros documentos, como a carteira de motorista", explica a coordenadora-geral de atendimento e educação fiscal da Receita, Maria Helena Cardozo. O valor para se inscrever no cadastro continuará sendo de R$ 5,50. Segundo a Receita, atualmente são feitos 5 milhões de inscrições no cadastro por mês e mais de 180 milhões estão na base do órgão.

Identidade

A nova carteira de identidade, chamada de Registro de Identidade Civil (RIC), por sua vez, passará a ser emitida com chip em novembro deste ano. O documento reunirá em uma única carteira RG, CPF e título de eleitor. Em formato de cartão, o RIC terá foto, impressão digital, assinatura do portador, código e um número de dez dígitos que será registrado no Ministério da Justiça. O documento continuará a ser emitido pelos institutos estaduais de identificação, mas a reunião de dados em um cadastro único poderá evitar fraudes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]