• Carregando...

Relatório produzido pelo Forum Internacional de Energia (IEF, da sigla em inglês) classifica o etanol brasileiro produzido a partir da cana-de-açúcar como "o único biocombustível de primeira geração que não apresenta problemas". Segundo o documento, para evitar erros em investimentos econômicos que também provoquem custos ambientais significativos, existe uma necessidade urgente de se rever as políticas existentes para biocombustíveis e suas metas em um contexto internacional".

O relatório alerta também que fixar metas ambiciosas sem se assegurar da sustentabilidade de obtê-las, como foi o caso para a maioria dos biocombustíveis de primeira geração, pode gerar incertezas de abastecimento.

O documento também examina o atual estado da produção de biocombustíveis e oferece recomendação aos legisladores sobre a melhor maneira de seguir em frente com a produção e distribuição de biocombustíveis. Os autores do relatório reconhecem o papel potencial dos biocombustíveis na contribuição para a segurança e proteção ambiental e climática. Porém, eles são críticos em relação a maioria dos biocombustíveis de primeira geração. Com exceção do etanol de cana feito no Brasil, eles criticam a maioria dos biocombustíveis de primeira geração que oferecem "apenas benefícios marginais para a segurança energética e a redução das emissões de gases de efeito estufa além de promoverem insegurança alimentar".

Já sobre o etanol de cana do Brasil há um consenso de que é o único biocombustível aceitável à medida que sua expansão futura evitará áreas que poderão levantar questões sobre uso direto e indireto de terras.

O Forum Internacional de Energia (IEF) é o mais abrangente fórum de ministérios de energia do mundo, incluindo não apenas países desenvolvidos e membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo mas também participantes como Brasil, China, Índia, México, Rússia e África do Sul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]