i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Dívida

Renda comprometida das famílias com dívida é recorde: 22,38%

O recorde anterior era de outubro de 2011, quando o porcentual estava em 22,35%. Em maio deste ano, o comprometimento era de 21,93% da renda

  • PorAgência Estado
  • 20/09/2012 17:24

O comprometimento de renda das famílias brasileiras com o pagamento de dívidas bateu novo recorde em junho. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (20) pelo Banco Central, naquele mês, 22,38% dos ganhos mensais dos brasileiros eram destinados a essas despesas. O recorde anterior era de outubro de 2011, quando o porcentual estava em 22,35%. Em maio deste ano, o comprometimento era de 21,93% da renda.

Segundo o BC, 8,01% dos ganhos foram usados para pagamento de juros em junho, abaixo do recorde de 8,13% verificado em outubro de 2011. Outros 14,37% foram para amortização do principal das dívidas, porcentual recorde. Os dados mostram ainda que a dívida total das famílias brasileiras correspondia, em junho, a 43,94% da sua renda acumulada nos últimos 12 meses, outro recorde, superando os 43,42% de maio.

O comprometimento da renda é apurado com base na relação entre os valores mensais a serem pagos no serviço das dívidas com o sistema financeiro e a renda das famílias líquida de impostos, expressa na Massa Salarial Ampliada Disponível (MSAD). O endividamento total considera a massa ampliada em 12 meses.

O dado do BC foi divulgado com defasagem maior que a habitual por conta dos problemas na divulgação dos números do IBGE, responsável pela apuração da MSAD, parte da Pesquisa Mensal do Emprego (PME) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.