Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Energia

Renovação de concessão pode reduzir tarifa em até 12%

Redução viria por meio do cálculo dos ativos das usinas que já foram amortizados e, portanto, deixariam de ser remunerados

Simulações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) indicam que, se houver renovação dos contratos de concessão de energia, que vencem a partir de 2015, pode haver uma redução nas tarifas de até 12%. A informação é do diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner.

"A Aneel fez uma série de simulações, com uma série de premissas e os valores podem ir de 3% a 10%, ou 12%. Depende de que condições serão colocadas e que valores vão ser fixados para essas tarifas", afirmou Hubner.

A redução viria por meio do cálculo dos ativos das usinas que já foram amortizados e, portanto, deixariam de ser remunerados. O Tribunal de Contas da União (TCU) renovou na semana passada o prazo de 60 dias para que o Ministério de Minas e Energia defina se as concessões serão renovadas ou licitadas e o modelo que será seguido. Depois desse prazo, a Aneel terá 30 dias para encaminhar um plano de ação ao TCU que contenha datas, atribuições e responsáveis para avaliar os ativos das concessões.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.