• Carregando...

Parada da Repar é até o fim do mês de agosto. Diesel e gás de cozinha estão sendo trazidos de outros estados

A Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, está trazendo combustíveis de outros estados para garantir o abastecimento no Paraná. Desde o dia 4 deste mês, a refinaria suspendeu as atividades para manutenção de segurança nos equipamentos. A parada é por 28 dias e já fez o preço do gás de cozinha subir no estado.

Segundo reportagem do telejornal ParanáTV, o combustível extra chega pelo Porto de Paranaguá. Em média, o terminal portuário recebe 12 navios da Petrobras por mês. Com a parada da Repar, a previsão é que 20 navios atraquem no terminal de combustíveis do porto.

O diesel e o gás de cozinha dos outros estados são bombeados para Araucária por meio de tubulações, que passam pela Serra do Mar e ligam o porto à refinaria. Em períodos normais, o oleoduto funciona como uma via de mão-dupla. Com a parada da Repar, a gasolina para exportação deixou de ser enviada para Paranaguá.

No lugar dela são bombeadas 40 mil toneladas de diesel e gás de cozinha para Araucária. A parada para manutenção da Repar foi planejada durante três anos, para não prejudicar o consumidor. "O cliente não pode, de forma alguma, ser desabastecido", afirmou o gerente geral da Repar, João Adolfo Oderich, em entrevista ao ParanáTV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]