• Carregando...

O ano de 2006 foi o melhor para quem procurou emprego na região de Curitiba desde 1992, quando o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) começou a analisar dados do Ministério do Trabalho e Emprego. O saldo de empregos gerados na região (42,7 mil vagas) foi 3% maior do que em 2004, que detinha o melhor nível de emprego.

O resultado do estado como um todo foi o segundo melhor do período. Entre o início e o fim do ano, o estoque de trabalhadores paranaenses aumentou 4,9%, fechando dezembro com 1,857 milhão de empregados com carteira assinada. A geração de 86,4 mil vagas representa resultado 19,3% maior do que o de 2005. "A partir de setembro do ano passado percebemos uma forte recuperação no número de contratações", avalia o economista do Dieese, Sandro Silva.

O setor que mais abriu vagas foi o de serviços, responsável por 38,3% dos empregos gerados no estado. Dentre eles, 10,8 mil foram para vagas de vigilância, limpeza e recursos humanos. Para o Dieese, o número indica crescimento da terceirização de cargos e de contratações temporárias. A lista de grandes empregadores segue com o serviço de transporte, hotéis e restaurantes e ensino.

O comércio, com 21,2 mil novas vagas, contratou reforços para as lojas varejistas, mas o resultado foi pior do que o de 2005. Na pesquisa realizada pela Federação do Comércio, a região de Curitiba empregou apenas 0,36% a mais em 2006.

A indústria da transformação segue com 21,1 mil vagas, quase a metade delas concentrada no setor de alimentos, bebidas e álcool. No ano, o único segmento que reduziu seu estoque de empregados foi o da madeira e mobiliário, que perdeu 2,2 mil vagas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]