• Carregando...

O novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, afirmou nesta terça-feira (6) que será possível avançar nas negociações da rodada de Doha durante a próxima reunião da entidade. "Não vai resolver todos os problemas [a próxima reunião], mas vai preparar o terreno. Em 20 anos, não tem nenhum resultado negociado multilateralmente. Vai ser um desafio enorme, mas não é impossível", afirmou durante evento na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

A 9ª Conferência Ministerial da organização vai ocorrer em Bali (Indonésia) no mês de dezembro, quando ele já estará a frente da OMC. Azevêdo assume o cargo em setembro.

A Rodada Doha foi lançada em 2001 para resolver questões de protecionismo. A conclusão deveria ter ocorrido em cinco anos, mas isso não ocorreu.

Resultados

Segundo ele, haverá resultados econômicos significativos. "Ocorrerá a sinalização de confiança de um sistema que consegue pela primeira vez em 20 anos entregar resultados", afirmou. Para ele, será possível resolver algumas questões, enquanto outros temas delicados poderão avançar no encontro de Bali.

"Alguns temas podem chegar a um desfecho em Bali, outros podem chegar no meio do caminho e depois continuaremos avançando". Entre os assuntos que serão debatidos estão a ampliação de facilidades do comércio entre países, com foco na questão aduaneira, segurança alimentar e subsídios a exportação. Este último considerado mais difícil de avançar pelo novo diretor-geral da OMC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]