• Carregando...

O economista Nouriel Roubini, professor da Universidade de Nova York, conhecido como "Dr. Apocalipse" por prever a crise financeira de 2008, afirma, em artigo publicado no jornal britânico "Financial Times", que a Grécia deve decretar um calote (default) odenado e deixar de forma voluntária a zona do euro.

Segundo Roubini, a Grécia está paralisada em um ciclo vicioso de insolvência, baixa competitividade e depressão ainda mais aguda. Para escapar, sentencia ele, a Grécia deve retornar ao dracma.

Ele afirma que o recente pacote de ajuda oferecido pela Europa à Grécia foi um engano, oferecendo muito menos alívio da dívida do que necessário. "Se você enxergar além das estatísticas, e levar em conta os atenuantes que o plano concedeu aos credores, o verdadeiro alívio da dívida atualmente está próximo de zero. A melhor opção para o país seria rejeitar este acordo e, sob ameaça de default, renegociar um outro melhor."

Para Roubini, os maiores problemas para o país são os baixos padrões de crescimento e de competitividade. Ele afirma que um profundo enfraquecimento do euro não desejável enquanto os Estados Unidos estão economicamente enfraquecidos e a Alemanha sobrecompetitiva.

"O único caminho é deixar a euro zona. Um retorno à moeda nacional e uma depreciação profunda restaurariam rapidamente a competitividade e o crescimento, assim como ocorreu na Argentina e em muitos outros mercados emergentes que abandonaram as suas moedas".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]