• Carregando...

Cada vez mais as empresas percebem o potencial que os estagiários podem agregar à empresa e têm destinado a eles tarefas bem mais complexas do que aquelas velhas conhecidas: copiar processos, carimbar relatórios, autenticar e transportar documentos para cima e para baixo e outras atividades do tipo.

Esses jovens ganharam também muito mais liberdade dentro das empresas. Isso significa uma maturidade maior por parte das empresas em entender a importância do capital humano jovem, elas enxergaram a oportunidade de "criá-lo" e treiná-lo à sua maneira para o futuro, por um investimento relativamente baixo. Por outro lado, os que estão do outro lado da moeda – esses estagiários – devem encarar essas chances como grandes oportunidades. Oportunidade para mostrar seu potencial, oferecer o melhor de si à empresa e conquistar a efetivação.

Não é fácil conseguir um bom emprego, ainda mais para quem está começando a carreira. Então, para transformar seu estágio em um emprego com carteira assinada, leia a história abaixo e pense sobre o que você pode absorver dela para a sua vida:

"Bernt, há cinco anos, abri a minha primeira empresa. No começo tínhamos poucos funcionários e hoje, apesar de ainda sermos uma empresa de pequeno porte, o número aumentou consideravelmente. Entretanto, tenho muitos gastos e algumas tarefas básicas são executadas por estudantes. Sempre optei por um rodízio de estagiários, já que acreditava que um profissional contratado, com carteira assinada, era mais caro e desnecessário.

Por três anos nenhum estagiário meu foi efetivado e, completado o período do contrato, deviam buscar novas oportunidades. Entretanto, há seis meses, entrou um jovem para trabalhar como assistente em um dos setores da minha empresa. Já no primeiro mês ele sugeriu a alteração de um dos nossos sistemas de cadastramentos, e hoje vejo mudanças significativas graças a isso.

Ele é pontual e muito profissional, mas acredito que a principal virtude de meu estagiário é a proatividade. É o primeiro a realmente ‘vestir a camisa’ da empresa e propor novas ideias e melhorias. Claro que muitas delas são inviáveis, porém me admira a vontade do garoto de aprender e querer ajudar.

E não é que ele me fez mudar de ideia? Em todos esses anos, o cargo de assistente era destinado somente a estagiários, mas, desta vez, decidi que vou contratá-lo assim que ele se formar.

Escrevi esse e-mail para que, se for publicado, as empresas deem mais chances e fiquem muito atentas ao potencial desses jovens profissionais. Por outro lado, que eles também se esforcem muito e mostrem essa vontade de aprender e iniciativa. É fácil dizer que o mercado é impossível se você não se supera para mostrar que merece ganhar um lugar para chamar de seu na empresa.

Depois dessa experiência, eu mudei minha opinião e, consequentemente, minhas ações. Espero poder contar com outros estagiários no futuro que, assim como esse que mencionei, estejam dispostos a trabalhar e ser agentes de mudança dentro da empresa."

A efetivação, na maioria das vezes, acontece para aqueles estagiários determinados, dispostos e, como disse meu amigo no e-mail acima, proativos. Se você deseja ser efetivado ou conhece alguém nessa situação, não perca o próximo artigo da minha coluna na próxima terça-feira. Até lá!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]