• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Depois de adiamentos e revisões, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) finalmente liberou, mês passado, uma nova portaria que estabelece as datas do desligamento do sinal de TV analógico nas maiores cidades do país.

O processo de transição começou oficialmente em fevereiro deste ano, com o desligamento do sinal analógico em Rio Verde, cidade no interior de Goiás. Mês que vem, no dia 26 de outubro, será a vez de Brasília e municípios do entorno passarem a adotar exclusivamente o sinal digital nas transmissões de TV.

Confira a data de desligamento do sinal analógico em sua cidade

Em Curitiba e cidades da Região Metropolitana, o sinal analógico será desligado em janeiro de 2018. Muitos paranaenses, no entanto, vão ter que esperar ainda mais – a previsão é que o processo de desligamento se estenda até 2023 para cidades de menor porte. Neste caso, as datas exatas ainda serão divulgadas.

Vale lembrar que, para o sinal analógico ser efetivamente desligado, é preciso que pelo menos 93% dos domicílios da cidade estejam aptos a receber o sinal de TV digital – este porcentual é aferido por uma pesquisa aplicada antes da data prevista de desligamento. Não sendo atingido os 93%, a transição é adiada (foi o que aconteceu inicialmente em Rio Verde, onde o sinal analógico seria desligado já no ano passado).

Confira abaixo a previsão de desligamento do sinal analógico nos municípios paranaenses e se programe desde já para garantir sua transmissão:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]