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Loja de produtos da Samsung em shopping de Belgrado, na Sérvia.
Loja de produtos da Samsung em shopping de Belgrado, na Sérvia.| Foto: BigStock

A Samsung irá investir US$ 11 bilhões (R$ 45 bilhões) no desenvolvimento da próxima geração de displays, para reagir à inundação de produtos a preços baixos de seus rivais chineses, que crescem mo mercado rapidamente.

Em um anúncio que contou com a presença do presidente sul-coreano Moon Jae-in, e do vice-presidente da Samsung, Jay Lee, o investimento foi apresentado como uma ofensiva para remodelar a indústria de displays e, ao mesmo tempo, manter a estabelecida liderança global da Samsung e dos sul-coreanos no setor. Segundo Moon, a fatia do governo no investimento será de US$ 340 milhões (R$ 1,4 bilhão).

A gigante sul-coreana construirá uma fábrica de displays com tecnologia de pontos quânticos na cidade de Asan, com previsão de início de operações em 2021 e capacidade inicial de produzir mensalmente 30 mil painéis de mais de 65 polegadas. O plano de expansão, traçado até 2025, deve criar 81 mil empregos.

A Samsung e sua rival conterrânea LG enfrentam uma onda de concorrência de fabricantes chineses, como o BOE Technology Group, que nos últimos anos aumentaram a capacidade de produção de telas de cristal líquido e fazem cada vez mais incursões nas telas de próxima geração. Para compensar o declínio nas margens e a perda de clientes, a Samsung está avançando no desenvolvimento de displays com tecnologia “quantum dots” (nanocristais).

Aposta de mercado

Herdeiro da Samsung, e principal executivo no dia a dia, o vice-presidente Lee prometeu investir a longo prazo no negócio de displays, que é um dos três pilares do negócio - além de chips de memória e smartphones - nos quais o campeão de tecnologia coreano é líder mundial. A empresa faz uma grande aposta no mercado, num momento em que o ambiente de negócios se deteriora e uma briga comercial entre a Coréia e o Japão cria incertezas sobre o fornecimento de produtos químicos e componentes necessários para a fabricação de displays ultramodernos. Nesta semana, a Samsung registrou declínio trimestral de mais de 50% em seus lucros, embora a queda tenha sido menor do que estava previsto.

A maior empresa da Coreia é também o maior fabricante mundial de displays OLED, que têm alta margem de lucros, mas bateu na trave no ano passado quando os pedidos da Apple caíram devido à demanda menor do que esperada pelos celulares iPhone XS. Resta ver como será o desempenho dos novos modelos do iPhone 11 Pro durante a temporada crítica de compras de fim de ano, embora os analistas estejam otimistas com a demanda.

Longe das telas, a imprevisibilidade em torno das tensões entre os EUA e a China - onde a Samsung obtém uma grande fatia da receita - levou a uma desaceleração na indústria de chips, num momento em que também cai a demanda por smartphones e o ritmo de construção de data centers.

Leia também: Briga entre Japão e Coreia do Sul ameaça produtos da Samsung, Apple e Huawei

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