• Carregando...

Saldo zerado

Vítimas de pane no Itaú devem buscar agências

O Banco Central orientou os clientes do Itaú Unibanco prejudicados por uma falha no sistema do banco a procurarem suas agências ou a ouvidoria da instituição para resolver o problema relacionado à falha na visualização dos saldos das contas correntes. Vários clientes relataram, na terça-feira, que seus saldos bancários desapareceram das contas. O Itaú também informou que os clientes que tiverem dúvidas ou acharem que seu saldo ainda não voltou ao normal devem procurar a sua agência ou entrar em contado com o banco pelo telefone 0800-728-0728.

Na terça, o Itaú Unibanco informou que foi identificado um problema no seu sistema de processamento que deixou de apurar o saldo de alguns clientes com aplicações de resgate automático. Segundo o banco, sistemas de contingência foram acionados e o problema, solucionado. "O Itaú reitera que nenhum cliente sofrerá prejuízo financeiro", informou em nota.

Na manhã de ontem, o BC se reuniu com a direção do Itaú, que informou que nenhum cliente será prejudicado pela falha. O BC ainda acompanha a solução do problema. Quem não tiver o problema resolvido por agência ou ouvidoria deve procurar o BC. O telefone da Central de Atendimento ao Público do BC é 0800-9792345. O contato também pode ser feito pela internet (www.bcb.gov.br).

Folhapress

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF-RJ) anunciou ter enviado recomendações aos bancos Santander e Itaú Unibanco para que devolvam aos clientes R$ 430 milhões, ao todo, obtidos com tarifas cobradas indevidamente entre 2008 e 2010. Caso não façam a restituição, o MPF alerta que as instituições poderão ser alvo de processos judiciais, por descumprirem regulamentação do Banco Central (BC).

"O próprio Banco Central já se manifestou sobre a ilegalidade destas tarifas. Esta é uma recomendação; o próximo passo é ajuizar uma ação civil pública, o que não deve demorar muito, talvez algumas semanas", afirmou o procurador da República Claudio Gheventer, autor da recomendação.

O Santander deve ressarcir cerca de R$ 265 milhões pelo repasse de encargos de operações de crédito (Reoc), enquanto o Itaú Unibanco deve restituir mais de R$ 165 milhões cobrados por "Comissão sobre Operações Ativas (COA)" e multas por devoluções de cheques. A Reoc se refere a custos incorridos pelo banco em operações de crédito e arrendamento mercantil que eram repassados ao cliente. Já a COA era cobrada quando concedido crédito rotativo ou refinanciamento de operações no cartão de crédito (nesses casos, operações de cartão de crédito transformam-se em operações de crédito).

Ressarcimento

A recomendação baseou-se em inquérito civil público que apurou que o BC definiu os três casos como não passíveis de cobrança, tendo em vista a regulamentação sobre tarifas bancárias que entrou em vigor em 30 de abril de 2008. As cobranças do Santander foram feitas entre junho de 2008 e agosto de 2009, mesmo após ter sido comunicado pelo BC da irregularidade em janeiro de 2009, diz o MPF. O Santander se dispôs a ressarcir somente a quantia cobrada após a comunicação e tem um plano de devolução já em andamento. O crédito seria feito em conta corrente. Mas o MPF rejeita a proposta, pois a resolução do BC que rege a regularidade das cobranças já estava em vigor.

Segundo o órgão, o Itaú Unibanco cobrou e se negou a devolver R$ 26,50 de multa por cada cheque devolvido entre abril de 2008 e maio de 2009 (ao todo, a multa rendeu R$ 64,2 milhões). Além disso, debitou irregularmente R$ 100,8 milhões por meio da COA, entre maio de 2008 e abril de 2010, e se prontificou a restituir apenas os valores cobrados a partir de setembro de 2009.

Esta não é a primeira recomendação feita pelo órgão. Em março, o MPF enviou recomendações ao HSBC, Santander e Itaú Unibanco por outra cobrança indevida, a comissão de disponibilização de limite de cheque especial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]