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O Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai inaugurar na próxima segunda-feira (15), no Rio de Janeiro, funcionará como "uma grande central de escoamento da produção de artesanato de centenas de grupos que o serviço ajuda, fomenta e incentiva no Brasil inteiro", segundo afirmou nesta sexta-feira (12) o diretor da entidade no estado, Sergio Malta.

Segundo ele, cerca de oito milhões de brasileiros, sobretudo mulheres, dependem do artesanato para viver, como atividade econômica principal. "E o escoamento dessa produção será feito por meio do próprio Crab, mas também a partir de um site, que vai ser criado. Essa é a primeira tarefa do Crab".

Sergio Malta informou que a meta é aumentar em 10%, no próximo ano, as vendas desses grupos de artesãos que são ajudados pelo Sebrae no Brasil inteiro, chegando a 50% no decorrer de cinco anos. "A gente faz isso dentro de uma metodologia de gestão estratégica orientada para resultados, que é para promover continuamente a sustentabilidade nesses grupos de artesanato".

"Uma das bases da comercialização, promovida pelo Sebrae, é o comércio justo. Isso significa poder escoar os produtos para os consumidores a um preço adequado mas, também, remunerar adequadamente o produtor", esclareceu Malta.

O Crab pretende ainda se tornar um centro de disseminação do conhecimento. Ali, serão promovidos seminários e oficinas envolvendo o tema do artesanato, desde a matéria-prima, embalagem, as técnicas usadas em diversos materiais, até a parte da comercialização, "para poder atingir cada vez mais faixas do mercado nacional e internacional", disse Malta.

O Crab está sendo aberto ao público com a exposição Top 100. O Sebrae promove a cada dois anos a premiação nacional Top 100, que elege os 100 melhores grupos ou artesãos individuais de todo o país. Nesta edição, foram escolhidos grupos de artesãos de 23 estados brasileiros.

As peças expostas poderão ser adquiridas no varejo e atacado por meio de encomendas. Para isso, serão publicados catálogos específicos. A partir de julho próximo, o Crab deverá começar a promover, mensalmente, uma semana de exposição de cada um dos estados da Federação, que vão trazer ao Rio de Janeiro os seus grupos de artesanato, mesclados com gastronomia e arte popular.

A ideia "é promover o artesanato desses estados no Rio de Janeiro, que é a porta de entrada dos turistas estrangeiros ao Brasil, além de ser um destino turístico, recebendo a maior parte dos brasileiros quando fazem viagens domésticas", esclareceu Sergio Malta.

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