• Carregando...

A falta de chuvas no Ceará prejudica agricultores e a alternativa de renda para famílias que dependem da produção agrícola é o Garantia Safra. Mais de 30 municípios pediram a antecipação do dinheiro. Lavouras de milho e feijão são as mais afetadas pela seca.

O seguro do Governo Federal, geralmente, só é pago no fim do ano, mas os municípios estão negociando com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para ser pago em agosto.

Segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Ceará (Fetraece), 36 municípios da Região Norte estão cadastrados para receber as parcelas, o que deve ajudar 35.130 agricultores até o próximo período de chuvas, no ano que vem.

Gado sem pasto

A água do poço comunitário é a única opção para os moradores do distrito de Sapó, em Santana do Acaraú (CE). Os reservatórios já estão secando, resultado das chuvas 60% abaixo da média no município.

A seca castiga também os criadores de gado. A falta de chuva deixou os animais sem pasto. Muitos fazendeiros já estão comprando ração, o que deveria acontecer só nos próximos meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]