Mesmo com a recessão que está deixando o orçamento do brasileiro mais apertado, a expectativa é que as vendas da Black Friday, que acontece no próximo dia 25 de novembro, cresçam entre 20% e 30%. Se isso se confirmar, a estimativa é que os negócios girem entre R$ 1,9 bilhão e R$ 2,1 bilhões ante o R$ 1,6 bilhão do ano passado. Essas estimativas constam de uma pesquisa de intenção de compras encomendada pelo Google Brasil e realizada pela Provokers.
Segundo a pesquisa, este ano, mesmo com a crise, há otimismo com a data porque os brasileiros estão se planejando antecipadamente para a Black Friday. Isso é notado pelo grande número de consultas no Google sobre a data.
Na edição do ano passado, três em cada quatro consumidores online fizeram pesquisas sobre o evento. No Brasil, que já tem cerca de 40 milhões de consumidores online, três quartos já participaram de alguma edição da Black Friday. Na primeira edição, o percentual de consumidores online que comprou pelo menos um item foi de 22%, enquanto no ano passado esse percentual chegou a 64%.
Também há otimismo entre os varejistas porque houve crescimento de vendas em todas as datas especiais, este ano: no Dia das Mães, o crescimento das vendas foi de 8%; de 12% no Dia dos Pais e de 16% no Dia dos Namorados.
O levantamento, que ouviu cerca de 800 pessoas, de 18 a 54 anos, em todas as regiões do país, mostrou que os fatores mais considerados na decisão de compra são preço (42%), parcelamento (21%) e custo de frete (17%).
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