• Carregando...
Manifestantes fecharam o acesso ao prédio com uma lona | Aniele Nascimento/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Manifestantes fecharam o acesso ao prédio com uma lona| Foto: Aniele Nascimento/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (23) em frente à sede das entidades em Curitiba. Cerca de 60 pessoas ficaram na calçada do prédio, que fica na Rua Dr. Faivre, perto da Avenida Sete de Setembro, na região da Rodoferroviária.

Os manifestantes fecharam o acesso ao prédio com uma lona e impediram a entrada de qualquer pessoa. O protesto foi até às 17h. Segundo João Vagner Gomes da Silva, diretor da Associação dos Servidores do Incra, o ato teve resultado positivo. "Conseguimos acordo com o superintendente. Ele se comprometeu a não efetivar o cortes no ponto dos servidores. A partir de amanhã (sexta) reabriremos o prédio", afirma. De acordo com o manifestante, o protesto que estava programado para esta sexta-feira (24) foi cancelado.

Como resposta à onda de greves, o governo havia anunciado que os servidores teriam os dias de greve descontados do salário. Segundo Silva, com a decisão do superintendente, o corte no ponto será discutido posteriormente, depois das negociações com o governo federal.

A greve da categoria vigora desde o dia 18 de junho. Eles pedem reestruturação da carreira e reajuste salarial. Um dos líderes da Associação dos Peritos Federais Agrários, Rogério Rodrigues aponta que atualmente o salário dos servidores vinculados ao MDA é três vezes mais baixo que o pago aos funcionários de uma pasta com serviços semelhantes. "Quem passa no concurso do Incra muitas vezes não assume a vaga, ou fica tentando passar na prova do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que tem um salário três vezes maior que o nosso", relata.

Outro ponto de reclamação dos funcionários é o número de funcionários. Rodrigues reclama que para atender 14 mil famílias, apenas ele e um colega fazem os atendimentos. "Nossa reclamação é que ou tenha concurso público ou que feche de uma vez. Não há condições de ter serviço de qualidade com a estrutura de funcionários que nós temos, é humanamente impossível".

A reportagem entrou em contato com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para saber como estão as negociações com os diversos servidores federais que promovem paralisações. De acordo com a assessoria do órgão, nos próximos dias, deve ser agendada uma reunião com os representantes dos servidores do MDA e do Incra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]