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"Modo sobrevivência"

Sem retorno do governo sobre linha de crédito, setor automotivo começa a fazer demissões

  • 23/06/2020 15:59
Pandemia fez veículos encalharem nas concessionárias
Estoque de veículos das montadoras é suficiente para três meses de vendas.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Após quase dois meses esperando uma resposta do governo federal para uma proposta de uso de créditos tributários acumulados para solucionar problemas de liquidez, o setor automotivo sofre com a falta de linhas de crédito. Além disso, sem demanda e com a produção em queda por causa da pandemia do novo coronavírus, já há montadoras em processo de demissões para equacionar as contas.

De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Carlos Moraes, o governo se mantém aberto a conversas sobre a demanda do setor, mas optou por oferecer crédito às empresas menores.

"Esse problema não é de hoje. A Anfavea fala disso há muitos anos. Mas, como o momento é crucial, o tema torna-se mais urgente do que no passado. Antes, brigávamos pelo crédito tributário para fazer investimentos. Hoje, é para pagar a conta do mês", disse Moraes, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (23).

A proposta apresentada ao governo, capitaneada pela Anfavea, era de que os créditos tributários acumulados do setor – algo em torno de R$ 25 bilhões – pudessem ser utilizados como garantia para empréstimos com instituições privadas ou até mesmo com bancos públicos, como o BNDES.

Apesar de manter uma interlocução direta com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e também com o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, o setor não recebeu nenhuma resposta oficial do governo sobre a proposta. Tampouco a equipe econômica apresentou um projeto próprio para atender às demandas do setor.

A indústria automotiva reclama da demora do governo para reagir, e da falta de um planejamento para a retomada. "Eu acho tudo isso muito lento. A gente está se virando como montadora, mas a rede de concessionários está sofrendo muito mais. Outros países estão concedendo crédito, e mais: têm a retomada como um de seus pilares", afirmou Moraes.

Segundo ele, as ações da Anfavea estão focadas no "modo sobrevivência". Agora, a ideia é buscar, junto ao governo, iniciativas que estimulem o consumo quando o cenário da pandemia se acalmar.

Sem crédito e com demanda em baixa, setor começa a fazer demissões

Um dos mais atingidos pela crise, o setor automotivo prevê que 2020 registre vendas 40% menores do que no ano passado. Só em maio, a produção de autoveículos caiu 84,4% na comparação com 2019 – e o resultado ainda foi melhor que o de abril, em que o fechamento das fábricas resultou em uma produção 99,4% menor do que a do mesmo período do ano passado.

As montadoras também enfrentam o aumento do dólar, que pressiona o valor de peças e acaba se refletindo em aumento de preços para o consumidor. De acordo com a Anfavea, o cenário está um pouco melhor do que no início da pandemia, mas continua desanimador: se, antes, as montadoras tinham estoque para quatro meses de venda, hoje a "gordura" é para três.

As dificuldades já começaram a se refletir em demissões no setor. Na segunda-feira (22), a Nissan demitiu 398 funcionários da fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, que já estavam com os contratos de trabalho suspensos. Com a produção reduzida, a montadora decidiu arcar com a multa prevista na Medida Provisória 936 e demitir os funcionários mesmo assim.

"As montadoras vão começar a planejar o seu retorno de produção e o planejamento da capacidade de mão de obra em função da demanda. E a demanda, como indicamos, vai ser muito baixa. A MP 936 foi uma solução temporária. Estamos em risco no emprego, sem dúvida", disse o presidente da Anfavea.

Falta de liquidez já era apontada como gargalo

No início de maio, em entrevista à Gazeta do Povo, o presidente da Volkswagen do Brasil, Pablo Di Si, alertava para o problema da falta de liquidez no setor automotivo. À época, Di Si defendeu a necessidade de o governo federal intervir e garantir crédito para fornecedores e concessionários, os elos mais fracos da cadeia, já que bancos privados estavam com medo de emprestar.

"Não é uma questão só de dinheiro, é de agilidade, de falta de burocracia. Se você conseguir que esse dinheiro chegue rápido, e se reabrir a atividade com protocolos e disciplina, você tem mais chances", afirmou Di Si, em maio.

19 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
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Comentários [ 19 ]

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  • O

    Osmar

    ± 0 minutos

    Primeiro tem de emprestar pras pequenas empresas BRASILEIRAS!!!

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    • J

      JJP

      ± 12 dias

      setor é o maior gigolô e chantagista de governo, só quer saber de isenções e enviar os lucros p/ matriz..... no primeiro espirro já vem coma ameaças, deitam e rolam em qualquer país, ainda mais aqui com lula, gilmar, .....********...

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      • M

        Marcos Ctba

        ± 12 dias

        Ajudinha para manter os preços nas alturas, pois reduzir o preço com novas formas de gerenciamento fica para o plano D.

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        • M

          Marcelo

          ± 12 dias

          Leio os comentários aqui e não sei se choro ou peço pra Covid exterminar o mundo.. será que não sabem que por trás das montador as existem diversos e diversos empregos, famílias seja nas montadoras, fornecedores, terceirizados, sem contar até mesmo quem tem renda dessa cadeia também compra nos comércios pequenos que vcs mesmo aqui estão sugerindo ajuda??? Vcs são muito hipócritas. Querem viver uma quarentena vip.. não se esqueçam que pode ser vcs em breve... Ou vcs acham que terão até quando os 600ão do governo e comida via aplicativo na porta de casa?? Acorda Brasil... Tem cara que paga 5000 num Iphone e não fala nada...agora o carro é caro (concordo) mas é muito raso falar "podem fechar"

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          • M

            Matraca Trica

            ± 8 dias

            Vá dormir um pouco

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        • C

          Cris Bispo

          ± 13 dias

          O governo federal tem que ajudar o pequeno empreendedor, não as grandes empresas. Corporativismo não. Se estão demitindo, foi por causa da quarentena. Culpem prefeitos, governadores e STF.

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          • E

            Evandro

            ± 13 dias

            Custa muito caro a todos os contribuintes brasileiros ter indústria automobilística", mesmo dos que nunca sequer termo um carro. Compramos carroças por preços absurdos. Chega! Pode fechar a fabrica. Os empregos irão pra outros setores: pequenos e médios negócios, agronegócio, etc. Aposto que se importássemos pagaríamos menos por um carro. E aposto que - mesmo sem subsídios- esses vampiros sobrevivem muito bem.

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            • R

              Roberto Strazzabosco

              ± 7 dias

              Exatamente. Seria mais barato e melhor para o consumidor comprar bons carros de nível mundial do que estas carroças superfaturadas, que só geram empregos petistas e sacrificam o consumidor. E criaria milhares de empregos em fábricas de peças e oficinas das diversas marcas mundiais.

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          • A

            André Sena Pereira

            ± 13 dias

            Agora é a hora dos governadores reverem os erros cometidos. Agora é hora de salvar os pequenos e médios empreendedores que pagam impostos. Agora é hora dessas transnacionais participarem com a contrapartida que eles tanto pregam. Sou conservador e nesse momento o estado não tem que ser babá de gente grande.

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            • P

              Polaco

              ± 13 dias

              Olha só a Anfavea quer nosso dinheiro para vender carro a preço exorbitante. Baixem os preços se quiserem vender mais seus filhos de meretrizes. Mas também o brasileiro é muito burro pagar 50 mil em gol, argo, HB20, onix....esses carros não deveriam valer mais que 20 mil. Fonte fidedigna, o carro vai para as concessionárias por 12 mil de custo. O problema não é imposto.

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              • C

                Celio Aparecido Alves Beserra

                ± 13 dias

                Quanto à choradeira da Anfavea, você está correto. O resto é mentiroso a não poder mais. A carga tributária sobre automóveis é de 36% no Brasil, enquanto nos EUA é de 7%. O problema é também o imposto.

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            • J

              joao carlos scheffer

              ± 13 dias

              Se as montadoras tem os seus próprios bancos e captam dinheiro lá fora a taxas muito baixas porque elas não emprestam para as concessionárias e fornecedores da sua cadeia??? Porque o governo tem que emprestar para elas ??

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              • P

                Paulista

                ± 13 dias

                STF: Por acaso você acha que paga carro em reais?

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              • S

                STF

                ± 13 dias

                Você quer pagar carro em US$?

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            • R

              Romeu

              ± 13 dias

              Quem vende carro pé de pano por 100 conto tem mais é que se fu$&r!

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              • R

                Rodrigo Caparroz

                ± 13 dias

                Vamos falir mais baixar valores jamais!!!! Essa é a lógica das montadoras, além disso com o mercado incerto a compra de carros populares tende a cair!

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                • R

                  Roberto Majewski

                  ± 13 dias

                  STF: A carga tributária dos automóveis não é 50%, fica em torno de 30%. Além do custo de produção, a maior fatia do valor fica como lucro da montadora e concessionária.

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                • S

                  STF

                  ± 13 dias

                  Se não tivesse 50% de impostos seria melhor para o fabricante e para consumidor. Para que pagar impostos se eles moem nosso dinheiro??

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              • V

                VERONICA AGUIAR DA SILVA SUDO

                ± 13 dias

                Será que agora o preço dos carros vão cair? Será que os governadores vão ajudar? Afinal, foram eles que quebraram a classe média que comprava carros... Se depender do povo brasileiro, cada país que ajude suas fábricas e concessionárias. Nos, por enquanto, precisamos somente de autopeças e nem precisam ser “originais” de fábrica. Dinheiro público tem que ser para salvar as pequenas e médias empresas. Essas SÃO 100% brasileiras! Não há dinheiro pra tudo. A prioridade não serão as concessionárias!

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