• Carregando...

O setor de serviços no Brasil cresceu 9,6% em setembro de 2013, em relação a igual mês de 2012, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta terça-feira pelo IBGE. Em agosto, a taxa de crescimento foi a segunda menor desde o início da série (iniciada em janeiro de 2012), superior apenas à registrada em março, quando o índice atingiu 6,1%.

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do terceiro trimestre deste ano vai trazer informações mais completas e precisas sobre o comportamento do setor de serviços, afirma o instituto. O IBGE irá incorporar ao cálculo do PIB a sua nova pesquisa mensal de serviços, que começou a ser divulgada este ano e que, por enquanto, mede apenas a receita do setor.

"Com certeza haverá um impacto no resultado porque passamos a ter uma informação mais completa", disse a economista do IBGE Rebeca Palis. "Não dá para dizer ainda se o impacto será grande ou não", reitera.

A série histórica do PIB será recalculada desde o início do ano passado. A divulgação do PIB do terceiro trimestre está agendada para o dia 3 de dezembro. O setor de serviços respondeu em 2012 por 68% da riqueza produzida no país.

Palis ressalta que a pesquisa mensal de serviços será mais um elemento para o cálculo do desempenho do setor dentro do PIB, e que as referências e fontes anteriores não serão descartadas.

"Teremos uma informação adicional importante sem abandonar as anteriores", afirmou ela. O "pedaço" do PIB de serviços que vai incorporar novas informações incluiu serviços de transportes, informação e parte do segmento "outros serviços", incluindo alojamento, alimentação e hotelaria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]