• Carregando...

Credores públicos da Grécia podem precisar participar de uma reestruturação da dívida caso um corte negociado com credores do setor privado não seja suficiente para tornar a dívida de Atenas sustentável, disse a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde.

"O equilíbrio entre a participação do setor público e do privado é uma questão preocupante", disse Lagarde a jornalistas em Paris, nesta quarta-feira.

"Se o nível da dívida grega mantido pelo setor privado não for suficientemente renegociado, então os detentores da dívida do setor público também devem participar dos esforços", disse ela.

Lagarde disse que os esforços de reforma dos países europeus, como os de levantar um muro para conter o contágio de sua crise da dívida, são cruciais para a saúde da economia global, mas outros países também precisam fazer esforços.

"A economia global está em um caminho estreito com pouca margem de manobra", disse ela. "A dívida e o déficit dos Estados Unidos -a falta de um plano de médio prazo para reduzi-la- este é um problema real. A situação é comparável no Japão."

Ela pediu que países emergentes em rápido crescimento, com superávits, como a China, tomem medidas para impulsionar sua demanda interna.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]