• Carregando...

A divulgação de uma série de resultados corporativos concentrou a atenção de investidores na bolsa brasileira nesta quinta-feira, com destaque para ações de siderurgia em um pregão sem tendência definida no mercado internacional.

O Ibovespa teve baixa de 0,35 por cento, a 70.320 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 6,77 bilhões de reais.

A ação preferencial da Usiminas subiu 4,5 por cento, para 20,96 reais, após a siderúgica divulgar alta de 14 por cento do lucro no terceiro trimestre .

Os papéis de siderúrgicas vinham pressionadas nas últimas semanas diante do aumento do preço do minério de ferro e da fraqueza da atividade econômica global. A ação preferencial da Usiminas acumulava queda de quase 25 por cento em três meses.

O analista Marcos Assumpção, da Itaú Corretora, elevou a recomendação de Usiminas para "outperform" (acima da média do mercado), com preço justo de 30 reais para o fim de 2011.

"Os resultados e as perspectivas mais fracas para o segundo semestre de 2010 já parecem precificados", apontou.

Gerdau avançou 3,7 por cento, a 21,75 reais, e CSN ganhou 2,1 por cento, a 28,35 reais.

A mineradora Vale, que também divulgou balanço, caiu 1,7 por cento, a 47,90 reais. A empresa correspondeu às expectativas otimistas com um aumento de 253 por cento do lucro no terceiro trimestre, e nesta quinta-feira, com o pregão em andamento, a Vale informou a previsão de investir 24 bilhões de dólares em 2011.

De acordo com Luiz Roberto Monteiro, assessor de investimentos da corretora Souza Barros, "muita gente já vinha comentando que o balanço ia ser bom". "O mercado já tinha precificado esses números", acrescentou.

Outros destaques

As ações preferenciais da Petrobras fecharam em alta de 0,3 por cento, a 26,26 reais, após uma sessão volátil.

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), devem ser finalizados até esta sexta-feira os estudos sobre as reservas do campo de Libra. A agência afirmou ainda que desconhece qualquer informação a respeito de uma eventual descoberta gigante da Petrobras .

O presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, negou que a estatal poderá anunciar uma nova mega reserva de petróleo, como vinha comentando o mercado. Para ele, as informações não passam de especulações .

Na ponta de baixo do Ibovespa se destacaram as ações de administradoras de cartão de crédito.

Redecard recuou 5,7 por cento, para 22,50 reais, e Cielo caiu 1,7 por cento, a 14,60 reais.

A unit do Santander Brasil teve baixa de 1,5 por cento, a 24,50 reais. O banco teve lucro de 1,9 bilhão de reais no trimestre passado .

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]