• Carregando...

O Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos (Sindipeças) reduziu de 9,6% para 6,3% a previsão de crescimento do faturamento do setor em 2008. Com a nova estimativa, revisada por conta da crise econômica internacional, o setor deverá fechar o ano com receita de R$ 74,4 bilhões.

Segundo a entidade, todo o setor está recorrendo a férias coletivas para reduzir o ritmo de produção e se ajustar à queda das vendas de veículos no mercado brasileiro. "Todas as empresas informaram que vão parar pelo menos 16 dias em dezembro", afirma.

Em nota, o presidente do Sindipeças, Paulo Butori, ressalta que algumas empresas têm revisto decisões diariamente e a situação pode piorar. O executivo explica que a entidade montou um grupo de trabalho que começa a estudar o que pode ser feito para diminuir os efeitos da retração do mercado. A expectativa é de que o primeiro trimestre do ano que vem será muito difícil para o setor.

Pesquisa realizada pelo sindicato no início de novembro para avaliar os impactos iniciais da turbulência econômica mundial no setor de autopeças mostra que o segmento deverá encerrar o ano com 223,7 mil trabalhadores, o que representará um crescimento de 3,2% sobre 2007, mas uma redução em relação a setembro quando o setor empregava 231,9 mil pessoas.

Sobre intenção de investir, 48% das empresas informaram que manterão o que havia sido programado para 2009, 46% vão reduzir e 6%, aumentar. Participaram dessa sondagem 95 empresas associadas, de vários Estados brasileiros, que representam cerca de 41% do faturamento do setor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]