• Carregando...
Assistir a vídeos no YouTube ou em serviços como o Netflix já se tornou um hábito comum entre os brasileiros | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Assistir a vídeos no YouTube ou em serviços como o Netflix já se tornou um hábito comum entre os brasileiros| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O hábito de assistir a vídeos pela internet, seja na tela do celular ou em computadores, já se disseminou entre os brasileiros, em um processo que tem motivado o surgimento de novos players e uma mudança na estratégia das empresas tradicionais de TV. Pesquisa conduzida pela comScore a pedido da empresa de comunicação e marketing Internet Media Services (IMS) mostra que, entre os brasileiros com acesso à internet, 82% acessam conteúdo audiovisual por meio de serviços como Netflix e YouTube – porcentual que fica acima da TV aberta, cuja programação é acompanhada por 73% dos entrevistados.

INFOGRÁFICO: veja qual o tamanho da audiência da TV digital no Brasil

O levantamento mostra ainda que os usuários brasileiros que navegam pela rede passam 13,6 horas por semana, em média, assistindo a vídeos pela internet, enquanto o tempo em frente à TV tradicional é de 5,5 horas. Não à toa, o mesmo estudo aponta que o Brasil tem hoje o maior mercado para vídeos digitais entre os seis países da América Latina pesquisados, com uma audiência de 58 milhões de pessoas.

LEIA MAIS: emissoras se rendem aos dispositivos móveis e lançam novos serviços

A mudança no hábito de consumo é explicada, em parte, pela maior presença da internet nos lares brasileiros. Em setembro, o país contava com 25,4 milhões de acessos de banda larga fixa, com o serviço chegando a 38% dos domicílios, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Enquanto o número de usuários da internet banda larga aumentou 7% em comparação com setembro do ano passado, o total de assinantes de TV por assinatura manteve-se estagnado em 19,4 milhões na comparação entre os dois anos – a tendência vista nos últimos meses, de julho a setembro, é de queda.

Disputa sonora

Enquanto a transmissão de séries e filmes pela internet é dominada no Brasil pela Netflix, o streaming de música é um mercado bem mais concorrido por aqui. Além de contar com players com poucos anos de existência, como Spotify e Deezer, outros gigantes de tecnologia têm tentado chamar a atenção dos ouvintes – Google e Apple lançaram ano passado seus serviços de assinatura, apostando na familiaridade dos usuários com aplicativos e sistemas das empresas. No mundo, o Spotify ainda lidera, com 20 milhões de assinantes e 55 milhões de usuários no serviço gratuito.

“Além de estarem mais tempo vendo vídeos pela internet, as pessoas estão assistindo ao mesmo tipo de conteúdo disponibilizado na televisão, como filmes e séries. A possibilidade dos usuários consumirem o conteúdo que quiserem e na hora que quiserem é que tem feito com que esses novos serviços se disseminem”, afirma o vice-presidente da IMS para América Latina, Enor Paiano.

Oportunidade

Atentos a esse potencial de mercado, novos serviços têm buscado um lugar ao sol, mesmo com a Netflix monopolizando as atenções no país. A plataforma brasileira de streaming Looke entrou no ar em março e tem hoje 12 mil títulos no catálogo, que podem ser alugados e comprados individualmente ou acessados por meio de uma assinatura mensal. O serviço, que adquiriu a marca Netmovies mês passado, não divulga o faturamento ou número de usuários ativos, mas afirma ter 700 mil pessoas cadastradas.

“Não nos vemos como um concorrente da Netflix, até porque temos conteúdos bem diferentes. Somos um serviço complementar e queremos dar espaço para um conteúdo que hoje não é acessível para as pessoas, como produções regionais”, diz o diretor de negócios do Looke, Luiz Guimarães.

Emissoras se rendem aos dispositivos móveis

Iniciativas recentes mostram que as emissoras de TV,sejam as de canal aberto ou pago, não têm ignorado a mudança nos hábitos de consumo dos espectadores. A HBO, responsável pela série sucesso de público e de crítica Game of Thrones, anunciou que deve disponibilizar em breve no Brasil a sua plataforma de streaming HBO Go para usuários que não tenham TV por assinatura – hoje, o serviço está disponível apenas para assinantes dos canais a cabo.

A TV Globo lançou, em outubro, sua plataforma digital que permite a usuários acessar a programação da emissora a partir de dispositivos móveis e TVs conectadas. Inicialmente, apenas moradores das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo estão tendo acesso aos programas ao vivo, mas todos os usuários do país já podem assistir a novelas e séries recentes – como Verdades Secretas – e de anos anteriores. A assinatura mensal do Globo Play, como o serviço é chamado, sai por R$ 12,90 (é possível fazer uma degustação gratuita por sete dias).

Em outra iniciativa inédita, a TV Record disponibilizou na Netflix, na íntegra, sua novela Os Dez Mandamentos, uma das produções de maior sucesso da história da emissora. O SBT também jogou algumas de suas séries na plataforma, como as infantis Carrossel e Chiquititas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]