• Carregando...
Pessoa segura carteira de trabalho em fila de trabalhadores no teatro municipal de Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba.emprego - trabalho - candidato a vaga de emprego - contratação de mã
Fila de trabalhadores no teatro municipal de Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O número de brasileiros que não trabalham ou trabalham menos do que gostariam bateu novo recorde em abril, chegando a 28,4 milhões de pessoas, o equivalente a 24,9% das pessoas em idade para trabalhar. É o maior número da série histórica da Pnad do IBGE, iniciada em 2012. Na comparação com o trimestre encerrado em janeiro, houve crescimento de 3,9%, ou 1,06 milhão de pessoas.

O índice de subutilização é composto por pessoas que estão procurando emprego, trabalhadores subocupados (que trabalham menos do que 40 horas) e desalentados, aqueles que gostariam de trabalhar mas não procuraram emprego no período.

O contingente de pessoas desalentadas também bateu recorde no trimestre encerrado em abril, chegando a 4,9 milhões. Houve crescimento de 4,3%, ou 202 mil pessoas, em relação ao trimestre anterior.

No trimestre encerrado em abril, a taxa de desemprego no país foi de 12,5%, alta em relação aos 12% verificados no trimestre encerrado em janeiro. O total de ocupados cresceu 2,1% no período de um ano, o equivalente à criação de 1,937 milhão de postos de trabalho. É isso que explica a alta da taxa de desemprego.

"A taxa de desocupação caiu porque houve alta expressiva na ocupação", apontou Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE. "O que a gente tem de aumento de população ocupada está praticamente focado no terceiro setor", completou.

Ao todo, segundo o IBGE, 13,2 milhões de brasileiros procuraram emprego no período, 4,4% (ou 552 mil pessoas) acima do trimestre anterior.

De acordo com o IBGE, a renda do trabalhador ficou em R$ 2.295, estável em relação ao trimestre encerrado em abril e também ao mesmo período do ano anterior.

Os dados da Pnad saem um dia depois dos resultados ruins do PIB do primeiro trimestre de 2019. Também segundo o IBGE, a economia brasileira recuou 0,2% no primeiro trimestre do ano, confirmando que a estagnação do país. Foi o primeiro recuo em dois anos. O elevado desemprego contribuiu para desacelerar o consumo das famílias, que vinha se recuperando nos últimos dois anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]