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O protótipo esportivo Citroën GT | Reuters
O protótipo esportivo Citroën GT| Foto: Reuters

Qualidade, redução de custos e inovação nos produtos é a receita do grupo PSA Peugeot Citroën para garantir a expansão em novos mercados. Entre as novidades do grupo apresentadas na abertura do Salão do Automóvel de Paris, nesta quinta-feira (2), está o sistema Stop & Smart, que será implementada em mais de 1 milhão de veículos até 2011 nos carros da Peugeot.

Tal tecnologia é chamada de "micro-hibridação", pois permite que o veículo "hiberne" quando está parado em semáforos, engarrafamentos etc., e que volta a funcionar no mesmo instante quando o acelerador é acionado.

Segundo o presidente do grupo, Christian Streiff, o investimento em tecnologia e a redução dos custos formam o conjunto de metas previsto no plano de crescimento traçado até 2010 e que continuará a ser colocado em prática. A meta é chegar a 4 milhões de veículos vendidos até lá.

"Cortamos 2 bilhões de euros em 18 meses, desde que o plano começou", observou durante a apresentação das principais novidades das marcas Peugeot e Citroën. Os esforços são, principalmente, em função da retração do mercado europeu.

Para permanecer na margem de crescimento prevista para 6%, Streiff reforçou a importância das vendas na América Latina e na China. No caso do Brasil, por exemplo, as duas marcas observaram forte crescimento das vendas este ano.

Outra investida foi no modelo 308 1.6 Hdi FAP, lançado em série neste ano, que associa um motor elétrico de 80 kw, com o motor de combutão interna, o que garante baixa emissão de CO2 (120 g/km de CO2), dentro das normas estabelecidas pelo Euro 5. Ao associar a tecnologia Stop & Smart ao modelo, o nível de emissão cairá para 109 g/km de CO2.

Já a Citroën trouxe para o Salão do Automóvel de Paris o C3 Picasso. O modelo até chegou a gerar críticas pelo visual, mas chega na hora certa no mercado europeu, que pede cada vez mais carros compactos e com baixa emissão de poluentes (possui além das duas versões a gasolina, duas a diesel). Pela reação dos jornalistas no salão, o carro tem grande chance de agradar o público europeu.

Outra ousada novidade foi o protótipo Citroën GT. O superesportivo possui célula de hidrogênio como matriz energética e não tem previsão de se tornar um objeto real de consumo.

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