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A Telefônica liderou pelo quarto ano seguido o ranking das empresas com mais reclamações fundamentadas em 2009, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (12) pela Fundação Procon de São Paulo.

Segundo o Procon, de um total de 533.805 atendimentos feitos no ano, apenas 7,8%, ou 41.605 transformaram-se em reclamações fundamentadas. É considerada reclamação fundamentada aquela aberta por meio de um processo administrativo após não ter havido acordo inicial com a empresa.

A área de serviços (água, telefonia, luz, escola, clubes, oficina mecânica etc.) foi a que registrou o maior número de reclamações, 57%, segundo o Procon.

O Banco Itaú também repetiu sua posição no ranking de 2009: pelo terceiro ano consecutivo, a instituição financeira foi a segunda mais reclamada. Comprado pelo Itaú, o Unibanco também entrou na lista das mais reclamadas, em oitavo lugar. O Bradesco também aparece no ranking, na sétima posição.

Completam a lista das empresas mais reclamadas no ano passado a distribuidora de energia Eletropaulo Metropolitana (3º), Sony Ericsson (4º), TIM Celular (5º), Claro (6º), Banco IBI – C&A (9º) e Embratel (10º).

A Embratel informou que realiza "investimentos constantes no incremento dos processos e atendimento ao cliente para melhoria contínua do nosso trabalho. Entre as ações, destacamos: treinamento periódico de nossos profissionais, criação de uma equipe voltada à qualidade dos serviços prestados, especialmente atenta às necessidades do cliente, além de canais exclusivos para atendimento às demandas do Procon".

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