• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo/
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo/

Os setores de telecomunicações e financeiro lideraram o ranking de reclamações dos consumidores em 2016, segundo dados divulgados ontem pelo Ministério da Justiça.

Três empresas de telefonia lideram o ranking: a Claro (junto com Embratel e Net) ficou em primeiro lugar, com 179.841 reclamações; seguida pela Oi, com 163.627; e a Vivo, com 154.244 registros. Em quarto lugar, aparece o Bradesco (com o HSBC), com 84.460 reclamações; seguido pelo Itaú (75.586), TIM (67.814) e o Grupo GPA (Pão de Açúcar), que inclui Casas Bahia, Ponto Frio, Extra e Pão de Açúcar (66.108).

União quer adiar efeito de decisão que exclui o ICMS da base de cálculo do PIS/Confis

No ano passado, os Procons de todo o país fizeram 2,458 milhões de atendimentos, 7,2% menos do que o registrado em 2015. Desse total, 63,7% foram reclamações ou denúncias, das quais 28,8% de consumidores insatisfeitos com o segmento de telecomunicações e 25,3% relativos a assuntos financeiros.

Empresas

Procurada, a Claro, não se pronunciou. A Oi disse que vem obtendo melhorias nos resultados de forma consistente e que as reclamações junto aos órgãos estão caindo.

A Vivo disse que está transformando a gestão de relacionamento com o cliente para oferecer ferramentas digitais em que ele tenha o controle completo do plano. O Bradesco e Itaú disseram que buscam adotar medidas que aprimorem os serviços prestados. A TIM informou que prioriza a satisfação dos clientes. Já o grupo GPA questiona a metodologia da pesquisa e disse que boa parte das manifestações está relacionada ao e-commerce de eletroeletrônicos da Via Varejo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]