• Carregando...

O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, está otimista quanto à liberação gradual do fluxo de veículos que não aderiram ao movimento de paralisação. Ele participou nesta quarta-feira, 25, em Brasília, da negociação entre governo e representações dos caminhoneiros, que bloqueiam estradas desde a semana passada.

Turra alertou que, mesmo quando os bloqueios terminarem, ainda levará semanas até que tudo seja restabelecido. “O ciclo de produção de aves, que é o mais rápido, demora 45 dias. Não há dúvidas que faltará alimentos nas prateleiras”, considerou, em comunicado.

Ele acrescentou que a expectativa é que os caminhoneiros aceitem a proposta do governo para, posteriormente, negociarem outros pontos. “Falta centralização nas negociações, mas cremos que, conforme ocorra o aceite das propostas por cada sindicato, gradualmente os bloqueios se encerrarão. Contudo, não poderá o governo, com isto, retirar nenhum item da pauta de negociação com os caminhoneiros”, informou.

A avicultura e a suinocultura contabilizam fortes prejuízos com a greve. Mais de 60 plantas frigoríficas apresentam redução da produção ou paralisação total. Pequenas e grandes empresas foram prejudicadas. Contratos de exportação começam a ser postergados.

“Trabalhamos durante décadas para a construção da imagem da cadeia produtiva como sustentável, pautado pela qualidade, sanidade e preservação do bem-estar animal. Agora, circulam imagens que prejudicam gravemente este trabalho, em uma situação que não foi gerada pelo setor”, lamentou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]