• Carregando...
Tether criptomoeda
Telefone com logo da criptomoeda Tether| Foto: Bigstock

Qual é a criptomoeda mais usada no mundo? Se você acha que é o Bitcoin, que responde por cerca de 70% de todo o valor de mercado do mundo dos ativos digitais, você provavelmente está errado. A resposta é Tether.

Enquanto números concretos sobre volumes de negociação são difíceis de encontrar neste canto obscuro das finanças, dados do CoinMarketCap.com mostram que a criptomoeda com o maior volume diário e mensal de negociação é o Tether, cuja capitalização de mercado é 30 vezes menor. O volume do Tether superou o do Bitcoin pela primeira vez em abril e o excedeu consistentemente desde o início de agosto, em cerca de US$ 21 bilhões por dia, afirma o provedor de dados.

Com o volume mensal de negociação do Tether cerca de 18% maior que o do Bitcoin. É a moeda mais importante no ecossistema de criptografia. O Tether também é uma das principais razões pelas quais os reguladores encaram as criptomoedas com cautela e colocaram fim aos fundos negociados em criptomoedas ,em meio à preocupação com a manipulação do mercado.

"Se não houvesse o Tether, perderíamos uma quantidade enorme de volume diário - cerca de US $ 1 bilhão ou mais, dependendo da fonte de dados", disse Lex Sokolin, co-diretor de tecnologia financeira global da ConsenSys, que oferece tecnologia blockchain.

O Tether é a stablecoin mais usada no mundo, uma categoria de tokens que procuram evitar flutuações de preço, geralmente por meio de reservas. É também um caminho para a maioria dos comerciantes ativos do mundo no mercado de criptografia. Em países como a China, onde as trocas de criptomoedas são proibidas, as pessoas podem pagar em dinheiro no balcão para obter Tethers com poucas perguntas, de acordo com Sokolin. A partir daí, eles podem trocar Tethers por Bitcoin e outras criptomoedas, disse ele.

"Muitas pessoas na Ásia gostam da ideia (que o Tether) de que é algo opaco e fora do alcance do governo dos EUA", disse Jeremy Allaire, diretor executivo da Circle, que apóia uma stablecoin rival chamada USD Coin. "É um recurso, não um problema."

O Tether, que está sendo processado por Nova York por supostamente misturar fundos, incluindo reservas, diz que é necessário usar um formulário de conhecimento do cliente e um processo de aprovação para emitir e resgatar a moeda.

Os traders asiáticos respondem por cerca de 70% de todo o volume de negociação de criptografia, de acordo com a Allaire, e o Tether foi usado em 40% e 80% de todas as transações em duas das principais bolsas do mundo, Binance e Huobi, respectivamente, disse a Coin Metrics no início deste ano.

Muitas pessoas nem sabem que usam o Tether, disse Thaddeus Dryja, pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). "As pessoas usam o Tether sem perceber que o estão usando e, em vez disso, pensam que têm dólares reais em uma conta bancária em algum lugar", disse.

Gerenciamento do Tether é uma caixa preta

A maneira como o Tether é gerenciado o torna uma caixa preta. Enquanto o Bitcoin não pertence a ninguém, o Tether é emitido por uma empresa privada sediada em Hong Kong, cujos proprietários também possuem a bolsa de criptografia Bitfinex.

O mecanismo exato pelo qual o suprimento de Tether é aumentado e diminuído não é claro. Não se sabe quanto estpa coberto pelas reservas fiduciárias, já que o Tether não é auditado de forma independente. Em abril, o Tether divulgou que 74% dos Tethers estão cobertos por dinheiro e títulos de curto prazo, enquanto anteriormente afirmou ter uma reserva de 100%.

A divulgação foi parte de uma investigação em andamento do Tether pelo procurador-geral de Nova York, que acusou as empresas por trás da moeda de um acobertamento para ocultar a perda de US $ 850 milhões em fundos de clientes e empresas incorporados.

John Griffin, professor de finanças da Universidade do Texas em Austin, disse que metade da subida do Bitcoin em 2017 foi resultado de manipulação do mercado usando o Tether. No ano passado, a Bloomberg informou que o Departamento de Justiça dos EUA está investigando o papel do Tether nessa manipulação de mercado.

"Ser controlado por partes centralizadas derrota todo o objetivo original da blockchain e criptomoedas descentralizadas", disse Griffin. "Ao evitar poderes do governo, as stablecoins depositam confiança nas mãos de grandes empresas de tecnologia, que têm responsabilidade mista. Portanto, embora a idéia seja ótima em teoria, na prática ela é arriscada, aberta a abusos e atormentada por problemas semelhantes aos da lei tradicional. moedas ".

Por outro lado, como o Tether é a chave para seu crescimento, muitas trocas de criptomoedas provavelmente estariam dispostas a resgatá-lo, se necessário, disse Dan Raykhman, que está desenvolvendo uma plataforma para a emissão de ativos digitais e costumava ser o chefe de tecnologias de negociação da Galaxy Digital.

Embora dezenas de stablecoins tenham sido lançadas no ano passado, muitas delas auditadas e regulamentadas independentemente, o Tether continua sendo o favorito, de longe.

"O Tether existe desde 2014 - antecedentes antigos em criptografia - e manteve seu valor", disse Aaron Brown, investidor e escritor da Bloomberg Opinion. "Não digo que seja perfeito, mas sua conveniência supera o risco para muitas pessoas".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]