• Carregando...

Depois de a Claro e a Brasil Telecom terem demonstrado interesse para comprar a TIM Brasil, o mercado agora espera que o grupo espanhol Telefônica faça também sua oferta pela segunda maior operadora de telefonia celular do país. Se concretizada, a aquisição poderia chegar a cerca de R$ 24 bilhões (9 bilhões de euros) e seria uma das maiores já realizadas no país.

Nessa segunda-feira, o presidente da TIM Participações, Mario Cesar Pereira de Araújo, afirmou que a Telecom Italia recebeu duas propostas de aquisição para as operações brasileiras de telefonia celular do grupo italiano.

Segundo reportagem do jornal "Valor Econômico", essas duas empresas seriam a Claro, que já teria apresentado proposta formal, e a Brasil Telecom, que teria manifestado interesse mas não apresentado oferta oficial. O jornal italiano "Corriere della Sera" também informa que o empresário mexicano Carlos Slim, controlador da Claro, fez oferta pela TIM.

Nesta terça-feira, a corretora Merrill Lynch anunciou que rebaixou sua recomendação sobre as ações da Telefônica de "compra" para "neutro" por esperar que a empresa faça uma oferta de compra da TIM Brasil. A Telefônica já controla a maior operadora de celulares do país, a Vivo, em parceria com a Portugal Telecom. O jornal "Valor Econômico" também aponta a Telemar, que é dona da Oi, como interessada na TIM.

"A TIM Brasil está à venda, esperamos que a Telefónica lance uma oferta para a tomada de controle", afirmou a Merrill Lynch, que avalia em 8,8 bilhões de euros a operadora de telefonia celular brasileira da Telecom Italia. Em setembro, quando saíram as primeiras notícias sobre a possibilidade de venda da TIM Brasil, o governo italiano estimou o valor da empresa em 7 bilhões a 9 bilhões de euros (R$ 24,4 bilhões).

Na segunda-feira, ao divulgar a queda dos seus lucros , a Telecom Italia havia confirmado que avaliava uma proposta de compra, mas não deu o nome das empresas e nem falou em valores.

"Em vista de uma muito recente e não solicitada proposta de aquisição, a diretoria ordenou à administração que negocie a possível venda das atividades do grupo de celular no Brasil", declarou a empresa em um comunicado que anunciava os resultados nos primeiros nove meses do ano.

A TIM Participações no Brasil divulgou na segunda-feira lucro de 20,3 milhões de reais para o terceiro trimestre, revertendo resultado negativo de 308,4 milhões de reais registrado há um ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]