• Carregando...
Investidores da Bematech que participaram da teleconferência para analistas realizada nesta segunda-feira (17) criticaram o momento em que a transação foi anunciada | Henry Milleo
/Gazeta do Povo
Investidores da Bematech que participaram da teleconferência para analistas realizada nesta segunda-feira (17) criticaram o momento em que a transação foi anunciada| Foto: Henry Milleo /Gazeta do Povo

A TOTVS acredita que o prêmio oferecido aos acionistas da Bematech para a compra da empresa é justo e que o valor das ações da companhia ainda não reflete o potencial crescimento que será obtido com a oferta conjunta dos produtos de ambas as empresas.

A TOVS anunciou no final da sexta-feria acordo para comprar a Bematech em uma transação em dinheiro e ações que embutiu ágio de cerca de 60% sobre o valor dos papéis da Bematech na bolsa no encerramento da semana.

Porém, investidores da Bematech que participaram da teleconferência para analistas realizada nesta segunda-feira (17) criticaram o momento em que a transação foi anunciada, que coincidiu com o mesmo dia em que o Ibovespa atingiu o menor patamar desde 30 de janeiro e após a agência de classificação de risco Moody’s ter cortado a nota do Brasil para “BAA3”.

O presidente da TOTVS, Rodrigo Kede, afirmou que se a compra da Bematech tivesse sido anunciada há seis meses, “talvez a discussão seria outro preço”, mas que o preço das ações da companhia “não reflete o que a empresa é e o seu potencial. O prêmio foi significativo, é um prêmio justo”, afirmou o executivo.

O valor das ações da Bematech atribuído na aquisição foi de R$ 11, próximo do patamar registrado em março deste ano.

TOTVS anuncia acordo para incorporar Bematech

A incorporação ainda será submetida à aprovação das assembleias de acionistas de ambas as companhias e ao Cade

Leia a matéria completa

Efeito

As ações da Bematech abriram em alta de cerca de 50% nesta segunda-feira (17), não atingindo o ágio implícito na operação e no início da tarde devolviam parte dos ganhos, exibindo alta de 41,3% às 12h51, cotadas a R$ 9,40. Enquanto isso, as ações da TOTVS ampliavam alta de mais cedo para mais de 3%.

Analistas do Credit Suisse avaliaram a aquisição como neutra para a Totvs e ponderaram que o “preço pago é maior do que qualquer outra transação que a TOTVS já fez, mas não é transformacional”.

Segundo Kede, Totvs e Bematech ainda não calcularam potenciais sinergias que serão obtidas com a união das empresas, mas ele afirmou que o grupo combinado terá produtos mais fortes para uma eventual expansão internacional.

O executivo comentou ainda que empresas de meios de pagamento e de cartões terão “interesse natural” em estabelecer parcerias comerciais com a companhia após a aquisição da Bematech, que reforçou a presença da produtora de software corporativo no varejo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]