• Carregando...

A Toyota, maior montadora do mundo, informou nesta quarta-feira que vai interromper uma linha de produção no Japão em uma tentativa de reduzir excesso de capacidade para voltar ao lucro em um cenário de crise global do setor.

Montadoras ao redor do mundo estão paralisando linhas ou trabalhando abaixo da capacidade por conta de um declínio acentuado nas vendas que provocou o colapso da General Motors e da Chrysler e fez a Toyota rumar para um prejuízo recorde este ano.

Os cortes da Toyota podem alcançar 700 mil automóveis, ou 7 por cento da capacidade global da montadora, incluindo uma linha na Inglaterra que pode ser suspensa e o possível fechamento de uma joint-venture com a General Motors nos EUA, afirmou uma fonte próxima do assunto.

"Apesar das vendas em alguns países estarem subindo, o cenário para a demanda global ainda é incerto" e a companhia acredita que deve estar preparada, afirmou a fonte.

As vendas da Toyota vinham sendo impulsionadas nos últimos meses por incentivos governamentais direcionados a fomentar a demanda, mas a empresa ainda tem excesso de capacidade de mais de 3 milhões de veículos após uma rápida expansão executada no início da década.

A companhia informou que decidiu suspender uma linha de produção no Japão por cerca de um ano e meio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]