Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tempo indeterminado

Trabalhadores bancários iniciam greve em Curitiba e região

Agências do Centro ficarão com o atendimento pessoal nos caixas suspenso. Caixas eletrônicos funcionarão normalmente. Cidades do interior também devem aderir ao movimento

As principais agências bancárias do Centro de Curitiba devem permanecer com as portas fechadas na manhã de quinta-feira (24). Após assembleia realizada na capital, cerca de mil trabalhadores bancários decidiram por ampla maioria aprovar a greve por tempo indeterminado. O movimento começa a partir da 0 hora desta quinta-feira.

A reunião foi realizada na noite desta quarta-feira (23) pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região. O movimento é nacional e faz parte da campanha salarial da categoria. Outras cidades paranaenses devem aderir ao movimento grevista, mas somente na manhã de quinta-feira será possível ter um balanço de quantas agências serão fechadas no estado. Algumas assembleias ainda não tinham sido encerradas por volta das 21 horas desta quarta.

De acordo com a assessoria de imprensa do sindicato, a greve será sentida primeiramente nos centros administrativos dos bancos, principalmente do HSBC e do Banco do Brasil, pois esses centros começam a trabalhar mais cedo. Nas agências bancárias o atendimento pessoal nos caixas ficará suspenso com a greve. O auto-atendimento, nos caixas eletrônicos, continuará funcionando normalmente.

Reivindicações

As principais reivindicações da categoria são reajuste salarial de 10%, que seria reposição da inflação mais aumento real, participação nos lucros e resultados (PLR) de três salários mais R$ 3.850, auxílio refeição de R$ 19,25, cesta-alimentação, auxílio creche/babá e uma garantia da manutenção dos empregos. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu 4,5% de reajuste, uma PLR menor que do ano passado e não deu garantias sobre segurança no emprego, segundo o sindicato.

A categoria prevê que as agências bancárias do Centro comecem a fechar já pela manhã e o movimento se estenda para os bairros. Não estão previstas manifestações e atos dos trabalhadores bancários em Curitiba e região na quinta-feira. Uma assembleia de avaliação da greve será feita na tarde de sexta-feira (25).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.