• Carregando...

Ganhador do Nobel alertou para possível bolha imobiliária no Brasil

Em recente visita ao Brasil, Robert Shiller alertou para a probabilidade de que exista uma bolha no mercado imobiliário do país

Leia matéria completa

Os americanos Eugene F. Fama, Lars Peter Hansen e Robert J. Shiller ganharam nesta segunda-feira o Prêmio Nobel de Economia, anunciou a Academia Sueca das Ciências em Estocolmo. A honraria, que concede o prêmio de 8 milhões de coroas, foi entregue a eles por desenvolverem novos métodos para estudar tendências nos mercados de ativos.

A Real Academia Sueca de Ciências disse que os três criaram a base para o atual entendimento dos preços dos ativos. Ainda que seja difícil prever quando os preços das ações ou dos bônus vão subir ou cair no curto prazo, é possível estimar os movimentos durante períodos de três anos ou mais, afirmou a academia.

"Estas descobertas, que podem parecer surpreendentes e contraditórias, foram feitas e analisadas pelos laureados deste ano", afirmou a Real Academia.

Fama nasceu em 1939 em Boston e é professor emérito da Universidade de Chicago, na especialidade de finanças; e Hansen, nascido em 1952 nos Estados Unidos, ocupa a cadeira de economia, finanças e estatística nesta mesma universidade.

Já Shiller, nascido em Detroit em 1946, leciona na Universidade de Yale, em New Haven.

O prêmio

A premiação econômica, oficialmente chamada Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, foi criada em 1968. A honraria não integra o grupo de prêmios originais estabalecidos no testamento de 1895 do inventor da dinamite Alfred Nobel. O prêmio Nobel de Economia foi entregue 45 vezes desde 1969.

Nos últimos anos, pesquisadores norte-americanos dominaram os prêmios de economia. A última vez em que um cidadão de outro país estava entre os vencedores foi 1999.

Com o prêmio de Economia se encerra a edição deste ano do Nobel. Na segunda-feira, os cientistas americanos James E. Rothman e Randy W. Schekman e ao alemão Thomas C. Sudhof foram agraciados com o Nobel de Medicina.

Na terça-feira foi anunciado o Nobel de Física para o belga François Englert e o britânico Peter Higgs; e na quarta-feira o de Química, que foi concedido ao austríaco Martin Karplus, o sul-africano Michael Levitt e o israelense Arieh Warshel.

A rodada mais midiática do Nobel começou na quinta-feira, com o anúncio do prêmio de Literatura para a autora canadense Alice Munro. E na sexta-feira foi concedido o Nobel da Paz para a Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ).

A entrega dos prêmios será realizada, de acordo com a tradição, em duas cerimônias paralelas, em Oslo para o da Paz e em Estocolmo para os restantes, no dia 10 de dezembro, coincidindo com o aniversário da morte de Alfred Nobel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]