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O Brasil encerrou o mês de abril com 160,4 mil novos assinantes de TV paga, o que representou um avanço de quase 1% na base atual, de 16,97 milhões de domicílios com o serviço. O número indica que a TV por assinatura atinge 28% das residências do país. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a participação dos serviços via satélite (DTH) alcançou 62% da base de assinantes, com o ingresso de 156,9 mil domicílios, enquanto a TV a cabo respondeu por 37,6% das assinaturas no período (aumento de 38 mil usuários no mês).

Já as prestadoras que utilizam a tecnologia MMDS perderam 34,6 mil assinantes em abril. A queda reflete a determinação do governo federal de liberar essa parte do espectro para o leilão da faixa de 700 Mhz, que será destinada à quarta geração da telefonia móvel 4G.

Os grupos NET e Embratel, do grupo mexicano América Móvil, encerraram abril com 8,84 milhões de conexões, ante 8,79 milhões em março.

Já o grupo Sky/Directv fechou o mês em 5,34 milhões, avanço sobre os 5,26 milhões do período imediatamente anterior.A Oi passou para 857,3 mil assinantes ante 840,3 mil, enquanto a Telefônica Brasil continuou reduzindo sua base, para 532 mil assinantes.

A base da GVT, do grupo francês Vivendi, encerrou o mês com 500,9 mil clientes, acima dos 486,9 mil em março.

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