Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE

Apps

Uber lança versão mais leve do seu app

Uber Lite promete entregar as principais funcionalidades com um app 97,2% menor

  • Da Redação
Carro de motorista da Uber identificado com adesivo. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Carro de motorista da Uber identificado com adesivo. Jonathan Campos/Gazeta do Povo
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

A Uber anunciou nesta terça-feira (12) uma nova versão do seu app para Android. Batizado de Uber Lite, trata-se de uma versão menor, mais leve e que consome menos dados para ser usada. O novo app está disponível, em caráter de testes, na Índia, mas deve ser lançado em outros países até o fim do ano.

Com o novo app, a Uber segue uma tendência que já alcançou outros apps famosos, como Facebook e Twitter, e até o próprio Android, que recentemente ganhou uma configuração mais leve chamada “Android Go”. O objetivo desses apps, que são mais simplórios, mas exigem menos da rede e do próprio aparelho, é melhorar a experiência do usuário que não tem condições ou interesse em adquirir smartphones mais caros.

LEIA TAMBÉM:Conheça como funcionam as versões “lites” de aplicativos populares

O Uber Lite tem apenas 5 MB, o que significa que ele é 97,2% menor que o app convencional da Uber para Android, que tem 181 MB. Desenvolvido do zero na Índia com base no que funcionários da Uber ouviram de usuários em países com infraestrutura deficitária e ampla base de smartphones simples, ele preza pela leveza e rapidez. A empresa afirma que o Uber Lite funciona “em qualquer rede e em todos os smartphones Android”.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2018/06/12/Economia/Imagens/Cortadas/Uber Lite-k46G-ID000002-1024x683@GP-Web.jpg
Telas do Uber Lite.Uber/Divulgação

As diferenças são notáveis e começam pelo mapa. Central e onipresente no app convencional da Uber, no Lite os mapas só são exibidos quando expressamente requisitados pelo usuário — uma medida para economizar o uso de dados e não travar o smartphone. O app também oferece sugestões de locais populares de destino a fim de diminuir a necessidade de digitação. Ao blog norte-americano TechCrunch , Peter Deng, head de experiência de corrida da Uber, disse que “você precisa digitar menos e pode tocar mais [nos elementos da tela]”.

Apesar da simplicidade, o Uber Lite preserva algumas funções avançadas que os usuários consideram essenciais: atendimento ao cliente de dentro do app e o compartilhamento do trajeto com terceiros.

A Índia foi escolhida para ser o berço do Uber Lite pela sua importância estratégica para a Uber. De acordo com o TechCrunch, 10% de todas as corridas feitas pela Uber são no país asiático. Lá, ela trava uma disputa acirrada com a Ola, player local que detém 45% do mercado e já oferece um app “lite”. A Uber tem 35% do mercado indiano.

Em outros mercados, a Uber cedeu e fechou acordos com players locais. Isso aconteceu na China (Didi), sudeste asiático (Grab) e Rússia (Yandex). Há rumores de que a Uber negocia um acordo similar com a Ola.

o que você achou?

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Economia

PUBLICIDADE