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Letreiro do Uber nos Estados Unidos
Letreiro da Uber exibido em evento da empresa em Los Angeles, Estados Unidos.| Foto: Robyn Beck/AFP

Passageiros do Uber que costumeiramente deixam lixo no carro ou desrespeitam motoristas podem, muito em breve, levar um pé na bunda. O aplicativo de mobilidade anunciou nesta semana que passageiros com avaliações que estão "significativamente abaixo da média" podem perder o acesso ao serviço. A decisão vem após uma atualização do código de posturas da comunidade de usuários, ao qual os passageiros devem atentar para continuar usando o serviço.

O Uber, no entanto, disse que o banimento por mau comportamento não virá, assim, de repente. Passageiros receberão uma série de notificações antes que eles percam acesso ao app. E eles também terão oportunidades de melhorar a sua avaliação para manter uma boa posição. Dicas para turbinar a nota de usuário incluem "encorajar um comportamento educado, evitar deixar lixo no veículo e evitar pedidos para que os motoristas excedam o limite de velocidade", informou o Uber.

"Respeito é uma via de duas mãos, assim como a responsabilidade", escreveu Kate Parker, head de segurança e iniciativas do Uber, no blog da companhia na última terça-feira (28). "Há muito tempo os motoristas vêm sendo cobrados para atingir uma classificação mínima, que pode variar de cidade para cidade. Embora a gente espere que apenas um pequeno número de passageiro seja impactado pelas desativações baseadas em avaliação, essa é a coisa certa a fazer".

Não ficou claro se esses banimentos seria permanentes ou se haverá procedimentos para reintegração de passageiros desativados. O Uber também não revelou qual avaliação serviria de gatilho para o banimento, dizendo, apenas, que usuários que desenvolver uma avaliação pobre podem ser eliminados do app.

Os passageiros do Uber podem ver sua avaliação logo abaixo do nome, ao abrir o menu principal no app. Assim como passageiros podem avaliar motoristas, motoristas podem avaliar passageiros em uma escala que vai de 1 a 5 estrelas. A nota de um passageiro é a média das avaliações recebidas de todos os motoristas. Segundo o Uber, pouquíssimas pessoas têm uma nota de 5. Colocar o cinto de segurança e não se atrasar também são itens que contam para uma boa avaliação dos usuários.

Os drivers do Uber são obrigados a manter uma classificação mínima para permanecer no aplicativo. De acordo com o site Business Insider, os motoristas com uma classificação de 4.6 ou inferior podem perder o acesso ao serviço. Mas os críticos dos sistemas de classificação de serviços sob demanda levantaram preocupações de que a pontuação é propensa à parcialidade e é confusa. No aplicativo Uber, uma classificação de 4 estrelas é definida como "OK, mas teve um problema", uma classificação de 3 estrelas é "Desapontante", 2 estrelas, "Ruim" e 1 estrela, "Terrível".

O Uber disse que vai lançar uma campanha para educar os passageiros e os motoristas sobre as diretrizes atualizadas da comunidade. Os passageiros nos Estados Unidos e no Canadá serão os primeiros a ver um aviso no aplicativo com um resumo das diretrizes e serão solicitados a confirmar que os entenderam.

"Ao educar clientes e parceiros sobre as diretrizes da comunidade [Community Guidelines], pedindo que eles confirmem se compreenderam, e responsabilizando a todos [pela qualidade do serviço], podemos ajudar o Uber a ser acolhedor e seguro para todos", disse Parker.

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