• Carregando...
Uma crise nos preços do petróleo não poderia vir no pior momento do crescimento da economia global
| Foto: Bigstock

O aumento recorde do preço do petróleo após um ataque de drones a uma instalação petrolífera da Arábia Saudita não poderia chegar em um momento pior para uma economia mundial que já está sofrendo uma desaceleração cada vez mais profunda.

Embora a severidade dependa de quanto tempo durar o aumento dos preços, a situação prejudicará ainda mais a confiança dos negócios e dos consumidores, que já são frágeis em meio à disputa comercial EUA-China e à desaceleração da demanda global. Uma queda na produção em todo o mundo está afetando o crescimento de potências exportadoras como a China e a Alemanha.

"Um choque de oferta negativo como este, quando o crescimento global está em uma desaceleração sincronizada com muitas questões geopolíticas, é exatamente o que não precisamos", disse Rob Subbaraman, chefe de pesquisa macroglobal da Nomura Holdings em Cingapura.

O choque do petróleo ocorre em meio a uma enxurrada de sinais de alerta para a economia global. Os dados da China, na segunda-feira, incluíram a pior leitura mensal da produção industrial desde 2002. Em julho, o Fundo Monetário Internacional reduziu sua perspectiva de crescimento global - já a mais baixa desde a crise financeira - para 3,2% este ano e 3,5% no próximo ; uma taxa de 3,3% ou menos seria a mais fraca desde 2009.

O impacto do aumento do preço do petróleo variará em todo o mundo. As economias emergentes que têm déficits de conta corrente e fiscais - como Índia, África do Sul e outras - correm o risco de grandes saídas de capital e moedas mais fracas.

Os países exportadores terão um aumento nas receitas corporativas e governamentais, enquanto os países consumidores sentirão os custos nas bombas, aumentando potencialmente a inflação e prejudicando a demanda. Como maior importador mundial de petróleo, a China é vulnerável ao aumento dos preços do petróleo, enquanto muitos países da Europa também dependem de energia importada.

Como a inflação não é uma preocupação imediata na economia global, a maior preocupação é o efeito que um choque de preço terá na demanda global, que já é fraca.

"A inflação não é realmente um problema no momento", disse Louis Kuijs, economista-chefe para a Ásia na Oxford Economics em Hong Kong. "Mas a escassez de produção e o aumento de preços sufocam o poder de compra e, assim, pesam nos gastos em um momento precário para a economia global".

Uma análise do FMI em 2017 constatou que um choque de um ano, no qual o preço do petróleo salta mais de 10%,  reduziria o PIB mundial em cerca de 0,1% por dois anos.

As notícias vindas da Arábia Saudita aumentam a chance de cortes de juros dos bancos centrais, antecipando custos mais altos de energia que são efetivamente um imposto para os consumidores, disse David Mann, economista-chefe da Standard Chartered em Cingapura, à Bloomberg Television.

O Federal Reserve está pronto para cortar as taxas de juros novamente nesta semana e sua reunião será seguida pelo Banco do Japão, que está sob pressão dos investidores para afrouxar ainda mais a política monetária. Os bancos centrais do Brasil, África do Sul, Noruega, Suíça e Reino Unido também definirão taxas de juros nesta semana.

Em um indício de como as autoridades de economias emergentes podem reagir, o presidente do banco central das Filipinas, Benjamin Diokno, disse que o choque de preços entrará nas discussões dos formuladores de políticas quando eles se encontrarem na próxima semana para decidir as taxas de juros. O Banco da Indonésia tem uma reunião de política monetária marcada para quinta-feira, com a maioria dos economistas pesquisados ​​antes do ataque saudita prevendo um corte de 25 pontos-base.

"Um aumento significativo nos preços do petróleo é a última coisa que a economia mundial precisa agora", disse Shane Oliver, chefe de estratégia de investimentos e economista-chefe da AMP Capital Investors.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]