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Homem segura pedra enquanto corre da polícia | REUTERS/Siphiwe Sibeko
Homem segura pedra enquanto corre da polícia| Foto: REUTERS/Siphiwe Sibeko

A Universidade Positivo (UP) fez neste mês o pedido das suas duas primeiras patentes: um produto que pode substituir conservantes químicos e um processo de fermentação que reduz a quebra de biscoitos e crackers. Os dois projetos são fruto de um crescimento de 250% no investimento em inovação feito pela universidade no último ano. A coordenadora de Pesquisa, Planejamento e Inovação, professora Vanete Thomaz-Soccol, conversou com o repórter Pedro Brodbeck sobre o assunto, que é pauta obrigatória no debate sobre competitividade:

Como é o retorno da pesquisa em uma universidade particular?

O investimento na pesquisa acadêmica é um preceito básico das instituições. Nas universidades públicas existe um repasse para que elas deem esta contrapartida para a sociedade em forma de conhecimento. No nosso caso, o foco é o relacionamento com o mercado. Além do mais, as instituições são avaliadas e medidas pelo número de patentes que produzem.

A demanda partiu do mercado para a universidade?

Sim. Os pesquisadores que desenvolveram os dois projetos são profissionais envolvidos com estas atividades no mercado, por isso o foco é totalmente prático. O aluno que pesquisou como evitar o perfil quebradiço de biscoitos e crackers, por exemplo, trabalha na Todeschini e trouxe esta demanda da indústria de alimentos para nós. Da mesma forma se deu com a segunda patente, que trata do desenvolvimento do bioconservante, que evita o crescimento da salmonela na soja quando passa grandes períodos a bordo de um navio. Não adianta a inovação ficar restrita à prateleira da universidade. O foco é inovação e relação com o mercado.

Com estes resultados, a universidade deve ampliar o investimento em inovação?

Sim. Desde o ano passado tivemos um incremento de 250% nos recursos para bolsas e estrutura. Estamos com 284 projetos em andamento. Outra iniciativa é o o Prêmio de Inovação da UP, que terá a primeira edição este ano, aberto à comunidade científica. Os pesquisadores selecionados serão beneficiados com um incentivo de R$ 15 mil, além da participação nas patentes.

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PMEs do Paraná estão entre as que mais crescem no Brasil

O Paraná tem 18 empresas entre as 250 pequenas e médias que mais crescem no Brasil. O ranking está na sétima edição e é feito pela consultoria Deloitte, em parceria com a revista Exame PME, da Editora Abril. O estudo "As PMEs que Mais Crescem no Brasil" mostra as práticas das empresas que mais expandiram seus negócios nos últimos três anos, sinalizando estratégias que podem servir de exemplo às demais organizações emergentes.

A capital tem sete empresas em destaque: Apetit, Techresult, Loga Logística e Transportes, Digi-Tron e Premier IT. De Londrina, há quatro: Apetit Paraná, Veltec, Serilon Brasil e Correias Multibet. Duas são de Maringá: Construtora Vale Azul e Rivesa. As demais são Alcast do Brasil, de Francisco Beltrão; Sabarálcool, de Engenheiro Beltrão; Cia. Caetano Branco, de São José dos Pinhais; e Cristófoli, de Campo Mourão.

Tábua de salvação

A indústria do turismo é a aposta da União Europeia para tirar o continente do vermelho. E o alvo são os turistas internacionais, especialmente os estrangeiros dos países emergentes: os BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), mais Argentina e Chile. A UE quer manter o bom desempenho do setor no ano passado, quando cresceu 4,8% o número de diárias de hospedagem sobre 2011. A Europa é o destino turístico mais visitado do mundo, com 39% das aterrissagens globais.

Para manter a competitividade no setor e estimular a economia da zona do euro, a União Europeia vai reforçar a divulgação de roteiros convencionais e as novas experiências em uma campanha nos emergentes até o fim de dezembro de 2012. "Europa para todos os momentos" é financiada pela UE e tem a parceria da Comissão Europeia de Turismo. Toda a cadeia comercial europeia foi convocada a participar da ação, promovendo descontos e pacotes.

Reforma no Deville

Um dos mais tradicionais de Maringá, o Hotel Deville está em fase de revitalização. A rede investe R$ 1,7 milhão na reforma do centro de convenções e dos 158 apartamentos. O hotel acaba de receber o selo de qualidade do portal Trip Advisor, por causa das recomendações positivas de clientes. O Trip Advisor é o maior site de viagens do mundo, com mais de 50 milhões de visitantes por mês.

Nascido em Curitiba nos anos 1970, o grupo Deville atua hoje como operador e investidor em várias regiões do país, e administra nove hotéis.

Faciap debate

A Faciap, que representa 290 associações comerciais e 50 mil empresas de todo o estado, vai basear os debates de sua convenção anual no tema "Empreender, cooperar e associar para um mundo melhor". O evento será nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro, em Foz do Iguaçu. A programação está no site www.faciap.org.br/convencao.

Prêmio Equilibrista

O vice-presidente do Grupo Battistella, Marcos Perillo, foi eleito o Equilibrista 2012, prêmio conferido há 27 anos pelo Instituto de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR). Para o prêmio Destaque Finanças deste ano, os escolhidos foram o diretor de controles e finanças do Grupo Marista, Moacir Silva, e o diretor administrativo-financeiro do Grupo Condor, Wanclei Said. A KPMG acompanhou toda a votação e fez a análise técnica do prêmio. A cerimônia de entrega será em 8 de novembro, no Castelo do Batel.

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