• Carregando...

A Vale informou que não embarcará minério de ferro para clientes chineses que não concordarem em pagar o aumento de 12% requisitado pela companhia. A mineradora brasileira pediu o reajuste para clientes asiáticos alegando que ele nivelaria os valores pagos atualmente pelos europeus, mas muitas siderúrgicas chinesas protestaram.

"Nós não vamos embarcar o minério sem o aumento de 12%", afirmou em uma teleconferência o diretor financeiro Fábio Barbosa, acrescentando que algumas empresas chinesas não aceitaram o reajuste.

Em teleconferência com investidores para comentar os resultados trimestrais recordes divulgados na véspera, Barbosa também afirmou que não vê uma situação em que uma oferta excessiva de minério se sustentaria.

"Alguns produtores ineficientes estarão fora do mercado em alguns meses", afirmou. Disputa

A Vale e seus clientes chineses vêm discutindo há alguns meses o reajuste pedido pela mineradora. No mês passado, a associação da indústria siderúrgica da China enviou formalmente uma carta à Vale com reclamação contra à demanda da mineradora brasileira de cobrar preço mais alto pelo minério de ferro. A Vale demandou a seus clientes asiáticos pagamento cerca de 12% a 13% maior pelo minério de ferro sob os termos de contratos de 2008, para trazer seus preços em linha com os pagos por usinas siderúrgicas européias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]