• Carregando...

Depois de a Vale divulgar comunicado na terça-feira avisando o mercado que está negociando reajuste do minério de ferro com as siderúrgicas da Ásia, o presidente da empresa, Roger Agnelli, afirmou nesta quarta-feira que o aumento de preços para o minério de ferro é um processo que deve ocorrer mais para o próximo ano. "Essa é uma questão mais para o ano que vem. Este é um processo que a gente sempre conversa com naturalidade e não tem prazo para terminar", disse o executivo, após participar de reunião do Conselho Superior Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que reúne grandes empresários a fim de debater idéias que possam colaborar para o crescimento do País.

O presidente da Vale defendeu o fim do diferencial de preço entre contratos para Ásia e Europa. "Nós temos dois preços, um para o mercado europeu e outro parta o mercado asiático. Hoje não faz mais sentido ter mais o preço asiático. Então, estamos conversando com os clientes, com base nos contratos atuais, no sentido de fazer alguma correção." O reajuste para a Ásia teve desconto para compensar o alto valor do frete.

Motiva a negociação, segundo o executivo, o fato de o minério de ferro da Vale ter qualidade superior ao fornecido pelas grandes mineradoras internacionais. Agnelli disse que há uma grande demanda internacional por minério de ferro, o que faz com que a qualidade da commodity tenha caído nos últimos tempos. "As minas hoje no mundo inteiro estão no ritmo de produção muito forte e a qualidade do minério tem piorado fortemente. Isso faz com que a qualidade do nosso minério, principalmente o minério de Carajás, tenha um diferencial, um premium, em relação ao resto do mercado", argumentou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]