• Carregando...

As redes varejistas fizeram um "pacto" para não repassar aos consumidores o aumento nas alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para móveis e produtos de linha branca, como geladeira e fogão.

O fim dos descontos no IPI, que foram concedidos a partir de dezembro de 2011, estava previsto para este mês. Na noite de ontem, o governo anunciou que as alíquotas vão subir gradualmente a partir desta segunda, até atingir os seus valores integrais em setembro.

Segundo o IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), representantes das 42 empresas associadas estiveram reunidos hoje e fizeram um acordo para não repassar o aumento do tributo para os preços. Em troca, o setor pede que a medida provisória que trata da desoneração da folha de pagamento entre na pauta do Congresso Nacional na próxima terça-feira.

"Essa medida continuará a estimular a economia. Como contrapartida, os associados do IDV fizeram um pacto para não aumentar o preço dos produtos", disse por meio de nota Luiza Helena Trajano, vice-presidente do IDV. Segundo o presidente da entidade, Flávio Rocha, o varejo é o único setor que ainda não foi beneficiado pelas desonerações feitas pelo governo.

O Walmart informou, por meio de comunicado, que vai se reunir com fornecedores para manter os preços de fogões, geladeiras, tanquinho, freezers e microondas.

Apesar de ser associada ao IDV, o Extra se comprometeu a "manter os preços até o fim dos estoques". Em nota, no entanto, disse que pode realizar ofertas diárias dos itens que terão a alíquota de IPI elevada.Após o anúncio do reajuste gradual das alíquotas do IPI, diversos sites de comércio eletrônico começaram a divulgar, pela internet, os últimos dias de vendas com IPI reduzido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]